Gaudium news > Pontifício Conselho da Pastoral para os Agentes da Saúde encerra congresso sobre surdos

Pontifício Conselho da Pastoral para os Agentes da Saúde encerra congresso sobre surdos

Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 10-06-2010, Gaudium Press) Terminou em Roma no último dia 6 o Congresso “Effatà! A pessoa surda, arauto e testemunha do anúncio evangélico”, promovido pelo Pontifício Conselho da Pastoral para os Agentes da Saúde. O evento reuniu trabalhadores envolvidos nas pastorais de saúde para discutir as melhores formas de inserção dos deficientes auditivos na vida eclesial e social, e como trabalhar com eles.

Participaram do Congresso integrantes da Cúria e representantes da Conferência Episcopal Italiana, além de religiosos oriundos de diversos países, como Espanha, Irlanda, Alemanha e Estados Unidos.

Dom-Zigmunt-Zimowiski.jpg
Conforme Dom Zygmunt, todos se comprometeram a concretizar os pontos acordados no Congresso

Na conclusão, após discussões e conferências que duraram três dias, ficou decidido que se deve oferecer instrumentos e meios para que as Igrejas locais possam enfocar as pessoas com deficiência auditiva, trabalhando “para” e “com” elas. Entre os meios para viabilizar isso, por exemplo materiais multimídias, como DVDs dublados na língua dos sinais.

Outra definição do Congresso foi dar prioridade à formação de catequistas, agentes de pastoral e seminaristas, para que, ao menos basicamente, aprendam a se comunicar com os surdos e se envolvam mais com as suas realidades.

 O Pontifício Conselho decidiu também que será instituído um atestado especial para os tradutores e os “facilitadores” da linguagem dos sinais no ambiente eclesial.

Além disso, seguindo a solicitação do próprio Papa Bento XVI, como recordou o presidente do conselho, Dom Zygmunt Zimowski, todos se comprometeram a concretizar estas prioridades e os pontos acordados.

Com Rádio Vaticana.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas