Política internacional e Igreja na Espanha são temas de audiência do premiê espanhol com o Papa
Conversa entre o Papa e o presidente espanhol se concentrou na atual crise-financeira e no papel da ética |
Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 10-06-2010, Gaudium Press) A situação política e social na Europa, na América Central e no Oriente Médio, a Igreja Católica na Espanha, as relações bilaterais, esses foram os principais temas do encontro privado entre o Papa Bento XVI e o presidente do governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero. Zapatero foi recebido pelo Santo Padre hoje de manhã no Palácio Apostólico no Vaticano. A visita aconteceu por ocasião do fim do mandato da presidência espanhola na União Europeia.
A conversa, que durou 25 minutos e ocorreu com a presença de intérpretes, se concentrou “na Europa, na atual crise econômico-financeira e no papel da ética”, e também na situação dos países da América Central, do Caribe e do Oriente Médio. Foram retomados também os temas das relações bilaterais e de “atualidade e interesse pela Igreja na Espanha”. O comunicado da Sala de Imprensa vaticana indica “a iminente apresentação de uma nova lei sobre a liberdade religiosa, a sacralidade da vida desde a concepção e a importância da educação”.
A nova lei pretende alargar a liberdade religiosa também às confissões. A Igreja Católica na Espanha é resguardada, o governo espanhol assegura não romper os documentos já existentes com a Igreja, e também prometeu não tomar nenhuma decisão sobre a nova lei antes das visitas do Papa.
A Espanha espera para o fim deste ano e no ano que vem, duas visitas do pontífice. Uma nos dias 6 e 7 de novembro a Santiago de Compostela e Barcelona, para consagrar a Sagrada Família, e outra em 2011, entre 16 e 21 de agosto, para o Dia Mundial da Juventude em Madri. O presidente do governo espanhol manifestou “a mais ampla disponibilidade do Governo espanhol para colaborar na organização e na realização dessas visitas”.
No fim da visita de Zapatero ao Vaticano, houve a troca dos presentes. O pontífice recebeu um livro antigo sobre a história do Real Mosteiro de São Lourenço e do El Escorial. Depois da conversa com o Santo Padre, o premiê Zapatero encontrou-se com o Cardeal Tarcisio Bertone, secretário de Estado, e com Dom Dominique Mamberti, secretário para as Relações com os Estados.
Foi um encontro longo, de 50 minutos. Zapatero veio ao Vaticano com uma comitiva de 9 pessoas, entre as quais o ministro das Relações Exteriores, Miguel Angel Moratinos, e o embaixador da Espanha junto à Santa Sé, Francisco Vásquez.
Deixe seu comentário