Gaudium news > Sacerdotes são “irmãos entre os irmãos”, afirma cardeal Bertone na abertura de congresso no Vaticano

Sacerdotes são “irmãos entre os irmãos”, afirma cardeal Bertone na abertura de congresso no Vaticano

cardeal-tarcisio-bertone.jpg
Para cardeal Tarcisio Bertone, o sacerdote é o homem da comunhão, o homem de Deus

Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 10-06-2010, Gaudium Press) “O sacerdote é o homem da comunhão”, um “homem de Deus, ícone de Cristo”, declarou ontem na Sala Paulo VI o secretário de Estado do Vaticano, cardeal Tarcisio Bertone. o cardeal abriu os trabalhos do congresso “Sacerdotes Hoje”, que discutiu a natureza do sacerdócio e foi promovido pelo Movimento dos Focolares em colaboração com a Renovação Carismática Internacional.

O evento faz parte das atividades e celebrações organizadas pela Congregação para o Clero por ocasião do encerramento do Ano Sacerdotal, que ocorrem entre ontem e o próximo domingo.

Às centenas de sacerdotes presentes que se inscreveram, o cardeal Tarcisio Bertone fez questão de ressaltar que o “Papa está particularmente próximo de cada um”.

Para o purpurado, o sacerdócio consiste na irmandade com os fiéis leigos. Assim, é possível dizer que os sacerdotes são “essencialmente irmãos entre os irmãos”, sem exclusão de “nenhuma pessoa humana”, por “amar e servir com total dedicação, sem nenhuma adesão, sem a busca do próprio interesse”.

O cardeal observou ainda que este comportamento fraterno explica também o sentido do celibato. É próprio no celibato, “tido com grande consideração pela Igreja”, que se exprime a caridade, afirma. “A Igreja e a humanidade precisam de sacerdotes desta índole” pondera o secretário de Estado.

Ele recordou, no entanto, e com pesar, que alguns, ao contrário, causaram “dor por uma infidelidade” e assim “incidiram negativamente na credibilidade da Igreja”.

Cardeal Bertone repetiu aos sacerdotes, por fim, o apelo do Papa à “renovação sacerdotal”, à conversão, purificação e reconciliação. “Vivam na ardente caridade e na feliz esperança”, encorajou a todos o purpurado, ao final de seu discurso.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas