Pastoral da Juventude e Juventude Salesiana de Joinville promovem Missão Jovem
Joinville (Quarta-feira, 09-06-2010, Gaudium Press) A Pastoral da Juventude da diocese de Joinville (SC) e a Articulação da Juventude Salesiana da Paróquia Santo Antônio promoverão, de 14 a 18 de julho, a Missão Jovem. A ação missionária vocacional estima reunir cerca de 350 jovens e religiosos das comarcas que compõe a diocese de Joinville, aproximadamente 20 municípios do norte e litoral catarinense, e representantes da Juventude Salesiana dos três estados do sul do Brasil.
De acordo com a assessoria de comunicação da diocese de Joinville, o projeto Missão Jovem tem inspiração no lema “temos mil razões para viver” e nasceu da necessidade de anunciar o evangelho para todas as pessoas. O objetivo principal do trabalho é dar oportunidade a jovens e adolescentes para que tenham uma experiência de Deus em meio ao povo, pois a partir dessa vivência a juventude é convidada a se tornar protagonista da própria história e a se comprometer na luta pela transformação da sociedade e da Igreja.
Duração total do projeto missionário juvenil é de três anos e inclui visitação |
A missão jovem é constituída de três etapas e tem duração de três anos (2009-2011). A primeira fase é a pré-missão, momento destinado a preparação das comunidades, de sondagem da realidade eclesial e social e de formar missionários. A etapa seguinte é a missão propriamente dita, em que se vivem as atividades propostas pelos missionários, como visitações as famílias e encontros com grupos e pastorais para animar a caminhada local. O último momento é o pós-missão, etapa reservada para perceber as transformações das comunidades e reassumir compromissos.
Durante a programação dessa etapa do projeto serão realizados encontros com as pastorais e movimentos, gincanas, missas solenes e visitação nas casas para benção das famílias. Para o domingo (18), último dia da missão, haverá uma programação festiva e paroquial. Pela manhã os membros das comunidades farão uma carreata, percorrendo todas as comunidades da região, e, na seqüência, participarão na Igreja Matriz da celebração da eucaristia, da Festa das Tendas e do 5º Festival Juvenil da Canção.
Segundo os promotores do projeto, para ser um missionário é preciso ter mais de 16 anos e participar de alguma pastoral ou movimento da Igreja. Todos os jovens que hoje já são missionários fizeram encontros formativos para se prepararem para o trabalho pastoral. Eles destacam ainda que os salesianos do Dom Bosco e das Filhas de Maria Auxiliadora formaram uma parceria e estarão presentes no projeto com seminaristas, padres, irmãos e irmãs para acompanhar os jovens nas atividades.
Atividades da Missão Jovem
Visitação dos missionários – De dois a dois os jovens missionários visitarão todas as famílias da comunidade, de casa em casa, para rezar com eles, para anunciar a Boa Nova, transmitindo uma mensagem de paz e de esperança.
Festa das Tendas – É a festa da partilha, da comunidade, da unidade. Tudo é ofertado gratuitamente e celebrado em comum unidade. Haverá espaços de lazer para as crianças e os jovens.
Festival Juvenil da Canção – É um festival de músicas sacras e populares que está na sua quinta edição. Não é competitivo e visa valorizar os diversos talentos musicais da juventude. Além de bandas haverá algumas apresentações de danças, com companhias convidadas.
Deixe seu comentário