Congresso Eucarístico e Mariano em Lima exortou Cristo consagrado
Procissão de encerramento contou com 2500 jovens que formaram a Guarda Eucarística |
Lima (Quarta-feira, 09-06-2010, Gaudium Press) Terminou neste domingo, 06, com Santa Missa de Corpus Christi realizada no Campo de Marte em Lima, Peru, o 1º Congresso Eucarístico e Mariano da cidade. Participaram da cerimônia mais de 100 mil fiéis de todas as paróquias de arquidioceses, congregações religiosas e movimentos eclesiais. Eles ouviram a reflexão do arcebispo, cardeal Dom Juan Luis Cipriani, que exortou o povo peruano a fazer do país um lugar solidário e justo, através da eucaristia.
Terminada a cerimônia religiosa, os fiéis partiram em solene procissão de Corpus Christi pela avenida próxima ao Campo de Marte, pedindo de maneira especial pela Igreja, os sacerdotes, o país e as famílias peruanas. Durante o trajeto, 2500 jovens, procedentes de paróquias de Lima, formando a Guarda Eucarística, prepararam o caminho por onde Jesus Eucaristia passava, com pétalas de flores e oração incessante.
Mais de 100 mil fiéis participaram da procissão de Corpus Christi, forrada com pétalas de flores |
Retrospectiva
O Congresso Eucarístico e Mariano de Lima aconteceu de 29 de maio a 06 de junho, período que foi marcado por importantes acontecimentos para a Igreja local. Na abertura do encontro, por exemplo, dedicada à Virgem Maria, mais de 15 mil fiéis se reuniram para na Praça Maior da capital peruana para acompanhar a procissão da imagem de Nossa Senhora Evangelização.
No dia seguinte, 30, oito mil famílias participaram de Santa Missa celebrada por Dom Cipriani no Coliseo deportivo. Na ocasião, o arcebispo de Lima animou os pais a serem os primeiros e principais educadores de seus filhos, orientado-os na busca do que é correto. “Família, amem esse amor maravilhoso, eduquem essa liberdade que significa entregar-se à verdade e ao amor”, afirmou o cardeal.
Entre 01 e 03 de junho, o Congresso foi marcado pelo Simpósio Teológico Internacional, que se realizou no auditório do Colégio San Augustin. Participaram do evento como palestrantes importantes figuras da Igreja como o prefeito da Congregação para o culto Divino e Disciplina dos Sacramentos, cardeal Dom Antonio Cañizares. No simpósio, foram discutidos temas ligados à Santa Eucaristia na Igreja e a inseparável relação que tem com a Virgem Maria. Mais de 2 mi fiéis assistiram às exposições.
A véspera do encerramento, 05, foi destinada ao Encontro com a Juventude, que reuniu aproximadamente cem mil jovens para dar testemunho de fé e responderem a Cristo, confirmando serem a esperança da Igreja Católica no Peru. Na ocasião, o arcebispo de Lima dirigiu-se aos jovens presentes e lhes fez um pedido: “Juventude, aproximem-se sempre da Igreja, pois ela é a sua casa!”.
Deixe seu comentário