Gaudium news > Fiéis da Turquia despedem-se de Dom Luigi Padovese

Fiéis da Turquia despedem-se de Dom Luigi Padovese

Iskenderun (Terça-feira, 08-06-2010, Gaudium Press) Ocorreram ontem na cidade turca de Iskenderun os funerais do presidente da Conferência Episcopal do país, Dom Luigi Padovese, morto na semana passada aos 63 anos.

Os ritos, que contaram com uma presença maciça de fiéis, foram presididos pelo arcebispo de Esmirna, Dom Ruggero Franceschini. Conforme reporta a Rádio Vaticana, o arcebispo destacou na homilia da missa “o bom amigo do povo turco e da Turquia” e lamentou que a morte – o bispo foi assassinado a facadas em sua residência – reforce a Turquia como “um local de martírio, mesmo para alguém que o amou tanto”.

Segundo as primeiras investigações, o arcebispo, que além de presidente da Conferencia Episcopal da Turquia era também vigário apostólico de Anatólia, fora morto por seu motorista, Murat Altun, de origem muçulmana.

Até pelos próprios contornos que teve, a morte do prelado, segundo Dom Ruggero, ainda é de difícil compreensão, uma vez que Dom Luigi Padovese era conhecido justamente por seu diálogo frutuoso com muçulmanos e representantes de outros credos, além de amplamente respeitado pelas autoridades civis.

“Uma morte violenta que nos causou comoção. Ainda não compreendemos como pode acontecer algo tão horrível, sobretudo a um homem da Igreja, um bispo muito amigo dos turcos. A nós, cristãos, sua morte recorda como a fidelidade ao Evangelho pode custar o sangue”.

Apesar do momento de dor e consternação, Dom Ruggero pediu que os católicos não desanimem nem tenham medo:

“Estejam alegres, como os apóstolos, por viver a provação sem desfalecer na fé, que é o motivo de nossa esperança, o fundamento de nossa alegria. Ninguém conseguirá apagar esta chama, pois é apoiada não só por tantos mártires e santos destes lugares, pela Virgem Santíssima, patrona desta comunidade, mas também, desde hoje, por um anjo a mais no trono de Deus: o bispo Luigi”.

O prelado também pediu orações pela reconciliação do Oriente Médio, com votos de que “os corações possam redescobrir o caminho da paz, para uma coexistência harmoniosa, em colaboração para o bem comum”.

Dom Luigi Padovese pertencia à Ordem dos Frades Capuchinhos. O féretro segue hoje para Milão, onde será sepultado no túmulo da família.

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas