Bento XVI defende a promoção da paz por cristãos e ortodoxos ao arcebispo Chrysostomos II
Papa Bento XVI exortou a esperança de recompor a comunhão entre as Igrejas do Oriente e Ocidente |
Nicosia (Segunda-feira, 07-06-2010, Gaudium Press) Em uma atmosfera de fraternidade recíproca, aconteceu neste sábado um encontro do Papa com o arcebispo ortodoxo do Chipre Chrysostomos II, na catedral ortodoxa de Nicosia.
Na ocasião, o chefe da Igreja ortodoxa de Chipre, abordando a antiga história do cristianismo na ilha, destacou a importância de se continuar um “caminho significativo” do diálogo, da reaproximação, da reconciliação. Bento XVI respondeu às suas palavras exortando a “esperança de recompor a plena e visível comunhão entre as Igrejas do Oriente e do Ocidente” e apreciou o empenho pelo diálogo da Igreja ortodoxa no país.
A abertura à diversidade, unidade, santidade e paz são valores que o Papa deseja que sejam seguidos pelos católicos e ortodoxos. A “sabedoria e a força de trabalhar juntos” devem se destacar na busca de justas soluções para os problemas políticos e sociais. Cristãos não podem esquecer os direitos de todos, “inalienáveis”, à liberdade de consciência e de culto.
O Papa aproveitou a ocasião também para expressar a sua gratidão à Igreja de Chipre pela oferta aos italianos atingidos pelo terremoto de 6 de abril do ano passado na zona do Abruzzo.
O Santo Padre foi recebido pelo arcebispo ortodoxo do Chipre na sede do arcebispado ortodoxo, na Catedral. Depois, o Papa visitou o Museu dos Ícones, a Capela privada e o histórico apartamento de Makarios III, arcebispo da Igreja ortodoxa no Chipre e primeiro presidente da República do Chipre de 1960 até sua morte. Em seguida, o arcebispo ofereceu ao Papa um almoço especial.
Deixe seu comentário