Bento XVI aborda relação entre a Eucaristia e o Sacerdócio de Cristo na missa de Corpus Christi
Papa falou sobre o significado do sofrimento presente na consagração sacerdotal de Jesus realizada na cruz |
Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 04-06-2010, Gaudium Press) O Papa Bento XVI celebrou ontem, na Basílica Vaticana de São João Latrão, a celebração da missa da solenidade do Corpo e Sangue de Cristo, Corpus Christi. Devido ao mau tempo na capital italiana, a celebração, que habitualmente é realizada no Átrio da Basílica, teve de ser transferida para o interior do templo.
Em sua homilia, Bento XVI abordou a relação entre a Eucaristia e o Sacerdócio de Cristo. Segundo o Papa, no Santíssimo Sacramento da Igreja “se reconhece a presença real e permanente de Jesus, sumo e eterno Sacerdote”. Jesus introduziu um novo estilo na concepção religiosa, “mantidas as distâncias” da impostação concentrada nos preceitos humanos ligados à pureza ritual, lembrou o pontífice. “Jesus – refletiu ainda Bento XVI – invocou a observância dos mandamentos de Deus” no “amor por Deus e pelo próximo”.
O Papa falou ainda na homilia sobre o significado do sofrimento presente na consagração sacerdotal de Jesus realizada na cruz. “O sacerdócio de Cristo comporta o sofrimento”, afirmou, pois Jesus, na sua paixão, realizou “um sacrifício não ritual, mas pessoal”. Ao término da missa, o Santo Padre venerou o Santíssimo diante do altar.
A festa de “Corpus Christi” no Vaticano é celebrada tradicionalmente 60 dias depois da Páscoa. É também parte da tradição que a missa seja realizada no átrio da Basílica de São João Latrão, seguida de uma procissão eucarística até a Basílica de Santa Maria Maior. Mas o mau tempo não deu trégua em Roma e a celebração não pôde acontecer no modo tradicional.
Somente no Vaticano a missa é celebrada na própria quinta-feira. As demais dioceses da Itália celebram o Corpus Christi no domingo.
Na seção Galeria de hoje, Gaudium Press apresenta fotos exclusivas da cerimônia na Basílica de São João Latrão, de autoria de François Boulay.
Deixe seu comentário