Arquidiocese de Olinda e Recife prepara campanha de combate a dengue
Dom Fernando se encontrou ontem com representantes da prefeitura de Recife |
Recife (Quarta-feira, 02-06-2010, Gaudium Press) O arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, reuniu-se ontem com representantes da Secretaria de Saúde da capital pernambucana com o intuito de debater possíveis estratégias para a campanha de combate ao mosquito da dengue, cujo início este ano está previsto para junho e o término para agosto, que é quando termina o período de chuvas na região.
De acordo com a Conferência Nacional de Bispos do Brasil (CNBB), ficou decidido na reunião que, em um primeiro momento, a Igreja repetirá o trabalho feito em 2009, ano que a parceria com a prefeitura de Recife foi iniciada. Dessa forma, aproximadamente 200 padres pernambucanos irão, ao final de cada missa celebrada, alertar os fiéis sobre o mosquito da dengue e distribuir materiais informativos.
A novidade para a campanha deste ano, segundo a CNBB, fica por conta da ênfase na hidratação oral. Como os casos de dengue com complicações aumentaram, a campanha focará na importância de se beber muito água (pelo menos quatro litros ao dia) a fim de evitar maiores problemas que levem a internação.
As ações de combate, no entanto, não serão iniciadas imediatamente. Isto porque apesar das diretrizes terem sido acordadas entre a arquidiocese e a secretaria de saúde, elas precisam ser debatidas ainda com religiosos e movimentos leigos. O encontro com os religiosos deve acontecer no dia 15 de junho. A reunião com os leigos não tem data definida, mas deve acontecer na próxima semana. Assim que as discussões terminarem, as medidas serão implementadas.
O combate a dengue em Recife, Olinda e demais cidades de Pernambuco se faz urgente, já que este ano, o Estado teve um aumento de quase 200% no número de casos da doença.
Deixe seu comentário