Bispos brasileiros defendem os valores familiares no Santuário de Aparecida
Aparecida (Segunda-feira, 31-05-2010, Gaudium Press) Aconteceu neste fim de semana, em Aparecida, São Paulo, a 2ª Peregrinação Nacional das Famílias, que levou ao santuário local aproximadamente 100 mil fiéis para celebrar os valores crsitãos familiares e pedir a intercessão da Virgem por bênçãos para as famílias. O evento teve início no sábado e culminou na manhã deste domingo com diversas missas, celebradas, entre outros, pelo arcebispo de São Paulo, cardeal Dom Odilo Pedro Scherer.
A celebração eucarística presida por Dom Odilo começou às 8 da manhã. Em sua homilia, o prelado destacou a grande importância da família, afirmando que ela é insubstituível na formação da pessoa. “Nesta peregrinação com a Mãe Aparecida, peçamos que nossas famílias se espelhem um pouco na realidade divina de Deus”, acrescentou.
“Família não é invenção humana, mas criação do próprio Deus”, lembrou Dom Dimas |
Outra importante missa celebrada no evento foi a do secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Dom Dimas Lara Barbosa. Sua celebração começou às 10h e versou, basicamente, sobre a tarefa de se voltar para a família.
Citando o Papa Bento XVI, Dom Dimas afirmou que as famílias são patrimônio da humanidade. “Família não é invenção humana, é criação do próprio Deus sonhada desde toda eternidade”, asseverou. Dessa forma, segundo o prelado, as pessoas devem começar a resgatar este patrimônio, que não é somente histórico, mas divino.
O novo bispo de Jataí, Goiás, Dom José Luiz Majella, não esteve presente, mas deixou uma mensagem no portal do Santuário de Nossa Senhora de Aparecida (www.A12.com) na qual diz que “(…) quanto mais a família se aproxima de Deus, mais vai sentir que ela é uma Igreja, a Igreja doméstica”, proferiu.
A 2ª Peregrinação Nacional das Famílias terminou com uma cerimônia eucarística presidida, às 18h, pelo presidente do Regional Sul 1 da CNBB, bispo de Santo André, São Paulo, Dom Nelson Westrupp. Em sua homilia, o prelado destacou que se deve trabalhar inegociavelmente pela família. “É uma missão luminosa, pois estamos defendendo os verdadeiros valores da humanidade e ajudando na construção do Reino de Deus”, declarou.
Deixe seu comentário