Papa diz a bispos italianos que renovação espiritual é desafio da Igreja no país
No encontro, o Santo Padre recordou aos bispos italianos o objetivo do Ano Sacerdotal |
Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 27-05-2010, Gaudium Press) A renovação espiritual, além da cultural e social, dos membros da Igreja é o desafio a ser enfrentado pela Itália, segundo o Papa Bento XVI apontou aos bispos da Conferência Episcopal Italiana. O pontífice se encontrou nesta manhã com os prelados, que realizam sua Assembleia Geral desde a segunda-feira na sala sinodal do Vaticano. Os bispos italianos discutem o tema da educação e das exigências da próxima década.
A “grande tradição do passado arrisca permanecer como letra morta”, afirmou o Papa aos bispos. Por isso, é necessário construir “lugares críveis”, famílias “irrenunciáveis”, escolas e paróquias.
Segundo o Papa, a Igreja na evangelização “não esconde as feridas”, nem as fraquezas e o pecado das comunidades eclesiais, mas esta “humilde e dolorosa admissão não deve, porém, fazer esquecer o serviço gratuito e apaixonado de tantos crentes”. O Papa recorda ainda aos bispos italianos o objetivo do Ano Sacerdotal, que foi o de “constituir uma oportunidade para promover a renovação interior dos sacerdotes” do “empenho evangélico e ministral”.
Ainda sobre os casos de abuso na Igreja, Bento XVI citou suas próprias palavras, concedidas no voo papal para Portugal no dia 11 de maio, para falar da “necessidade de reaprender a penitência, de aceitar a purificação, de aprender por um lado o perdão, do outro a necessidade da justiça”.
“Também na Itália o momento é marcado por uma incerteza sobre os valores”, advertiu. “Isto é indício de uma crise cultural e espiritual tão séria quanto aquela econômica”. Sobre a crise econômica, aliás, o Papa pediu aos empresários que “façam o possível para diminuir os efeitos da crise ocupacional”, que atinge especialmente os jovens do país, e que “reflitam sobre os pressupostos de uma vida boa e significativa”.
Por fim, recordou aos bispos a “Semana Social dos católicos italianos”, prevista para ocorrer em outubro em Reggio Calabria, durante a qual serão aprofundados os problemas e os desafios da Itália. Ao final de seu discurso, o Papa renovou aos prelados o apelo de que ofereçam “a contribuição ao crescimento social e moral” do país.
Deixe seu comentário