“Sacerdote deve guiar com a autoridade de Cristo o povo que Deus lhe confiou”, diz Bento XVI
“Os sacerdores devem sempre velar sobre o rebanho do Senhor” disse o Santo Padre |
Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 26-05-2010, Gaudium Press) O sacerdote é chamado “a governar, a guiar, com a autoridade de Cristo, a porção do Povo que Deus lhe confiou”, afirmou o Papa Bento XVI nesta quarta-feira, em mais uma catequese da audiência geral sobre o tema do sacerdócio. Essas foram as últimas reflexões do Papa sobre o sacerdócio antes da conclusão do Ano Sacerdotal, que acontece no próximo dia 11 de junho com uma missa na Basílica Vaticana.
No início de sua catequese, o Papa explicou que, ao contrário de audiências anteriores, quando abordara o ofício de ensinar e de santificar dos padres, falaria hoje sobre o ofício de “governar” dos sacerdotes. Para isso, observa que “é necessária uma disponibilidade incondicional, deixando que o próprio Cristo governe a vida do sacerdote”.
“A autoridade humana nunca é um fim”, o seu único fim deveria ser sempre a pessoa com a sua “própria intangível dignidade”, disse o Papa, lembrando que a missão da Igreja neste campo é a de “serviço”. Para o Santo Padre, os sacerdotes devem sempre “velar sobre o rebanho do Senhor”, “suprema norma de conduta” que se realiza em um ministério de “amor sem limites, pleno de alegria, aberto a todos, atento aos próximos e dedicado aos que estão longe, aos mais fracos, pequenos, simples e pecadores”.
Bento XVI explica, ainda, que o fundamento do dever pastoral é o sacramento no qual a “eficácia não é independente da existência pessoal do presbitério”, mas é “um profundo enraizamento na viva amizade com Cristo”. A “plena fidelidade a Cristo e à Igreja” dá “a força para o exercício do próprio ministério”, pondera o pontífice. Além disso, o Papa exorta os sacerdotes a desenvolverem o próprio ministério baseados no “humilde e amoroso serviço do lava-pés”.
Ao final, ao saudar os peregrinos em português, o Santo Padre dirigiu-se especificamente aos integrantes da associação “Família da Esperança” e aos grupos de Niterói e Curitiba: “De coração a todos abençoo, pedindo que rezeis por mim, Sucessor de Pedro, cuja tarefa específica é governar a Igreja de Cristo, bem como pelos vossos bispos e sacerdotes para que saibamos cuidar de todas as ovelhas do rebanho que Deus nos confiou”, disse o Papa.
O Santo Padre convidou todos os sacerdotes a participarem do Encontro Internacional dos Sacerdotes, que acontecerá do dia 9 a 11 de junho, pelas celebrações conclusivas do Ano Sacerdotal. “Meditaremos sobre a conversão e a missão, o dom do Espírito e a relação com a Virgem Maria e renovaremos as nossas promessas sacerdotais, sustentados por todo o povo de Deus”, exortou.
Deixe seu comentário