Papa nomeia dois novos bispos para dioceses brasileiras
Dom Célio de Oliveira Goulart |
Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 26-05-2010, Gaudium Press) O Vaticano anunciou hoje anomeação do Papa de dois novos bispos para dioceses brasileiras. São eles: o bispo auxiliar do Rio de Janeiro, Dom Wilson Tadeu Jünck, que assumirá a diocese catarinense de Tubarão, vacante desde setembro de 2009, e o bispo de Cachoeiro do Itapemirim, no Espírito Santo, Dom Célio de Oliveira Goulart, que sucederá Dom Waldemar Chaves do Araújo – aposentado por motivo de idade – na diocese de São João Del Rei, em Minas Gerais.
Biografias
Dom Wilson Tadeu Jünck |
Dom Wilson, 58 anos, é natural de Vidal Ramos, Santa Catarina. É formado em Filosofia pelo convento Sagrado Coração de Jesus de Brusque (SC) e Teologia pelo Sagrado Coração de Jesus de Taubaté (SP). Ainda estudou psicologia na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma.
O novo bispo de Tubarão recebeu sua ordenação sacerdotal em 1977 pela Congregação Sagrado Coração de Jesus e sua ordenação episcopal em 2003 quando assumiu a função de bispo auxiliar na diocese do Rio de Janeiro. O lema de seu bispado é: Ama é dar a vida.
Já Dom Célio, 65 anos, é natural de Piracema, Minas Gerais. Estudou Filosofia no convento São Boaventura, em Daltro Filho, Rio Grande do Sul, e no Convento Santa Maria dos Anjos em Betim, também em Minas. Também cursou Teologia em dois lugares: o Convento Santo Antonio, em Divinópolis (MG) e o Instituto de Teologia da PUC-MG, na capital mineira.
O prelado foi ordenado sacerdote em 1969 pela Ordem dos Frades Menores e bispo em 1988, assumindo a diocese mineira de Leopoldina. Em 2003, tornou-se responsável pela diocese de Cachoeiro do Itapemirim. O novo bispo de São João Del Rei também já foi presidente do Regional Leste 2 e membro do Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Deixe seu comentário