Arcebispo de Buenos Aires preside cerimônia do Te Deum no bicentenário da Argentina
No final da cerimônia, Dom Bergoglio distribuiu a seus assistentes uma cópia da Declaração lida em sua homilia |
Buenos Aires (Terça-feira, 25-05-2010, Gaudium Press) O arcebispo de Buenos Aires, cardeal Jorge Maria Bergoglio, presidiu hoje de manhã na Catedral Metropolitana local a cerimônia do Te Deum (A Ti, Deus) e inicialmente lembrou o caráter religioso da celebração: adorar, dar graças a Deus e pedir pela pátria.
Após a leitura de dois textos bíblicos: o Deuteronômio (29:9-14) e o Evangelho de São Mateus (5: 1-12), Dom Jorge Bergoglio afirmou que, como forma simbólica de união entre os demais bispos que também celebravam o Te Deum em suas respectivas dioceses, leria a Declaração do Episcopado elaborada no dia 10 de março em razão do bicentenário.
Na declaração, os bispos argentinos afirmam, entre outras coisas, que a celebração do bicentenário merece um clima social e espiritual diferente do que é vivido atualmente pelo país e expressam também o desejo por mudanças nas leis, para que estas passem a respeitar as necessidades do povo e deem conta da natureza da pessoa humana, da família e da sociedade.
Concluída a leitura da declaração por parte do arcebispo de Buenos Aires, ouviu-se o Coro de Cegos da arquidiocese entoando o canto do Te Deum e a oração dos fiéis. Por fim, Dom Jorge Bergoglio deu sua benção aos presentes e distribuiu a seus assistentes uma cópia da Declaração lida em sua homilia, acompanhada de um exemplar do documento episcopal “Para um Bicentenário com Justiça e Solidariedade, 2010-2016”.
Deixe seu comentário