Arquidiocese de Florianópolis promove seminário sobre novas mídias
Florianópolis (Terça-feira, 25-05-2010, Gaudium Press) A arquidiocese de Florianópolis reunirá, entre os dias 11 e 13 de junho, comunicadores da Igreja Católica de Santa Catarina para debaterem sobre as novas mídias e as novas tecnologias. O 1º Seminário Regional da Pastoral da Comunicação será realizado no Centro de Formação Champagnat, no centro da capital catarinense.
De acordo com o coordenador da Pastoral da Comunicação da arquidiocese, Sedemir Melo, a realização desse seminário é de fundamental importância para a Igreja local, pois estará se debatendo um tema muito atual e que vem sendo pedido há muito tempo pela própria Igreja: o melhor uso dos meios de comunicação para o anúncio da Boa Nova.
“A Igreja é fundamentalmente comunicação. Anunciamos Jesus o tempo todo, essa é a nossa missão, portanto, precisamos fazer um bom uso dos modernos meios de comunicação e tecnologias para atingir de forma eficaz nosso objetivo maior, que é a evangelização”, afirma.
O coordenador ainda destaca que o encontro reunirá várias lideranças da Igreja, o que segundo ele, será bom para desmistificar a ideia, que ainda prevalece na Igreja, de que comunicação são os meios, apenas. “Iremos mostrar que liturgia, catequese, pastorais, movimentos, tudo é comunicação, e precisa ser pensando, planejado, trabalhado para comunicar o Evangelho da melhor maneira possível”, diz.
Segundo a assessoria de comunicação arquidiocesana, o seminário regional contará com a presença e a participação de Dom Murilo Krieger, arcebispo de Florianópolis, de Padre Joãozinho (SCJ), escritor, jornalista e apresentador de televisão e do Padre Francisco de Assis Wloch, secretário executivo do Regional Sul 4 da CNBB. O mediador do encontro será o jornalista e diretor de comunicação da Câmara Municipal de São José, Carlos Martins.
A programação do encontro terá início com uma mesa redonda que discutirá o tema “Deus na mídia”, sobre as diferentes abordagens do meio sobre a Igreja Católica. Já no dia seguinte (12), as atividades começarão com a celebração da Santa Missa, às 7h30. Na sequência padre Joãozinho confere a palestra “Como evangelizar pela internet”, e logo após ocorrerá o lançamento do livro “Imagem e semelhança de Deus na mídia”, de autoria do próprio sacerdote.
Na tarde do segundo dia de atividades do seminário, haverá a abordagem do tema “As novas tecnologias e o desafio missionário da Pascom”, pelo Padre Domingos Nandi. No dia 13 de junho, na parte da manhã, serão realizadas as conclusões dos temas apresentados. O encerramento do evento se dará com a celebração eucarística e a benção do envio.
O seminário deve reunir cerca de 150 lideranças da Igreja Católica de Santa Catarina, e é aberto para a participação de toda a comunidade.
Deixe seu comentário