Gaudium news > Inspirada pelo Documento de Aparecida, diocese gaúcha lança Santas Missões Populares

Inspirada pelo Documento de Aparecida, diocese gaúcha lança Santas Missões Populares

foto-da-catedral-NH.jpg
Lançamento oficial das Missões acontecerá na Catedral Basílica São Luiz Gonzaga

Novo Hamburgo (Terça-feira, 18-05-2010, Gaudium Press) A Diocese de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, aderiu ao projeto das Santas Missões Populares (SMP), respondendo positivamente às orientações eclesiais do Documento de Aparecida. O lançamento oficial das Missões será realizado no próximo dia 23 de maio, na Catedral Basílica São Luiz Gonzaga, no centro da cidade gaúcha.

De acordo com a assessoria de comunicação diocesana, inserido no contexto da Missão Continental, o projeto das Santas Missões Populares (SMP) quer ser um sinal de transformação das forças vivas missionárias para a Igreja. Conforme o bispo diocesano, Dom Zeno Hastenteufel, todos os batizados são convocados a participar das Missões. “A ideia é fazer um mutirão de fé”, completa o prelado.

A cerimônia oficial de lançamento do projeto será realizada durante uma missa festiva, no próximo domingo (23), a partir das 15hs. A celebração, que será toda voltada para as SMP, acolherá os Conselhos Missionários Paroquiais (Comipas) das 47 paróquias da diocese. Os participantes receberão os livros da novena, a capela missionária – tríptico – e a benção do envio. Haverá ainda a entrega do primeiro Caderno Missionário, contendo os textos sobre a missão.

O cronograma das Santas Missões da diocese começou em 2009, com a conscientização dos padres, diáconos e religiosos e seguirá durante todo esse ano, com a conscientização das lideranças leigas das paróquias. Dando prosseguimento ao projeto, no ano de 2011 haverá a realização das escolas missionárias para a formação dos leigos e, por fim, no ano de 2012, será dado o início das Semanas Missionárias, com a visita a todas as famílias da região.

Para Dom Zeno, é importante salientar que estas missões foram pedidas pelo Papa Bento XVI. Em 2007, o Pontífice esteve em Aparecida e recebeu um presente de um escultor peruano: o tríptico missionário (capelinha missionária). Trouxe este tríptico e o entregou aos bispos, pedindo que se fizesse uma Missão Continental em torno do conteúdo bíblico desta capelinha. “Esta capelinha será o centro de reflexão dos grupos missionários, que vão se reunir de maio a outubro, para as lideranças das paróquias”, ressalta.

“É fundamental esclarecer que no centro das figuras esculpidas no tríptico missionário está o Cristo Ressuscitado, e não a cruz ou a paixão. É o Ressuscitado! Depois vêm os outros quadros: as bodas de Caná (família), multiplicação dos pães (Eucaristia), a vinda do Espírito Santo (início da Igreja), escolha dos apóstolos (vocações) e o envio dos missionários para o mundo”, conclui o bispo.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas