Diocese de Uruguaiana inicia hoje o 25º Encontro de Dioceses de Fronteira
Encontros são instrumentos favoráveis para o testemunho de unidades das Igrejas na região |
Uruguaiana (Terça-feira, 18-05-2010, Gaudium Press) A diocese de Uruguaiana, no Rio Grande do Sul, sediará entre hoje e quinta-feira o 25º Encontro de Dioceses de Fronteira. O evento tem por finalidade aproximar agentes da Igreja Católica que atuam em dioceses localizadas em regiões da fronteira entre o Brasil, a Argentina, o Uruguai e o Paraguai.
De acordo com o coordenador de pastoral da diocese de Uruguaiana, Padre Flávio Soares, o tema desses encontros sempre começa com a expressão “os vizinhos se reúnem para…”, e aí aparece o grande sentido dessa iniciativa: a partilha, a ajuda, o mútuo conhecimento, o debate em torno de desafios comuns, na perspectiva do compromisso com o anúncio do Evangelho de Jesus Cristo para todos os povos.
A edição desse ano do encontro tem como tema principal a “Economia Solidária”. O sociólogo uruguaio Pablo Guerra fará a assessoria dessa temática, que será ainda ilustrada com a experiência do Cooesperança, iniciativa de economia popular do Banco da Esperança, da diocese de Santa Maria (RS).
Segundo Padre Flávio, a dinâmica da reunião deste ano incluirá trabalhos de grupos mesclados e por países, com o objetivo de identificar dificuldades e alternativas para a ação evangelizadora á luz do tema refletido. O sacerdote também destaca que será produzida uma mensagem final, em formato de carta aberta, como resultado da reflexão realizada durante os três dias.
Originado da aproximação de padres e leigos da diocese de Uruguaiana e da Uruguaia de Salto, esses encontros são instrumentos favoráveis para o testemunho de unidade das Igrejas na região, salienta o sacerdote. “Temos como prioridade abrir as perspectivas pastorais para os participantes, justamente porque através do encontro possibilitamos o contato com as diversas realidades eclesiais”, diz.
A 25ª edição do evento será realizada no Centro Diocesano de Pastoral da Diocese de Uruguaiana e reunirá bispos, padres e leigos de três dioceses da Argentina (Goya, Posadas e Concórdia); três do Uruguai (Salto, Melo e Tacuamrembó) e seis do Brasil (Uruguaiana, Santa Maria, Bagé, Chapecó, Foz do Iguaçu e Santo Ângelo).
Deixe seu comentário