Ex-vice presidente da República saúda realização do Congresso Eucarístico Nacional
Marco Maciel, com o Senado ao fundo, acompanha a missa de encerramento do Congresso Eucarístico Nacional |
São Paulo (Segunda-feira, 17-05-2010, Gaudium Press) O senador e ex-vice presidente da República, Marco Maciel, conhecido político católico atuante, conversou com Gaudium Press na missa de encerramento do Congresso Eucarístico Nacional e ressaltou a importância do evento para o cenário local e federal.
“O Congresso serviu para aviventar a fé em todo o país, em especial no Distrito Federal, e eu espero que as palavras proferidas aqui sejam devidamente refletidas, atendidas e praticadas por todos”, desejou o senador, ressaltando que é preciso promover a criação de novos meios de comunicação que atendam a isso.
“A globalização se caracteriza por uma aceleração do processo de relações que exige uma defesa dos valores da formação”, refletiu Maciel. Para o senador, os católicos precisam não apenas viver a experiência cristã, mas também professá-la – uma afirmação que endossa o apelo dos bispos durante o Congresso sobre a formação de “discípulos missionários”.
“A fé não é apenas um sentimento que deve expressar uma manifestação sem maior profundidade. Ela exige um enraizamento, uma plena adesão pela causa abraçada, por isso que nós católicos temos esse dever, de lutar por esses valores, para que possamos dar o testemunho da fé e fazer com que a Igreja continue a ser a Igreja que interpreta os sentimentos da Igreja Católica Apostólica Romana aqui no Brasil”, declarou o político.
O ex-vice presidente recordou, enfatizando a importância histórica que a fé tem no país, que os primeiros nomes dados à nação pelos colonizadores portugueses foram Ilha da Vera Cruz e Terra da Santa Cruz. “Assim, nós devemos continuar fiel ao nosso compromisso com a religião católica apostólica romana”.
“É importante que nós não nos esqueçamos do nosso compromisso, que vem da nossa base católica. Temos, portanto, que preservar esse tesouro da fé, e temos que praticá-lo”, concluiu o senador.
Pedro Ozores Figueiredo
Foto: Luciano Batista
Deixe seu comentário