Itália manifesta sua solidariedade ao Santo Padre
Fiéis se reuniram em ato “Juntos com o Papa”, que foi convocado pela Conferência Episcopal Italiana |
Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 17-05-2010, Gaudium Press) Na Praça de São Pedro – e com replicações em diversas dioceses mundo afora – uma grande manifestação de apoio e solidariedade ao Papa Bento XVI tomou conta da cerimônia do Regina Caeli neste domingo.
O ato “Juntos com o Papa” foi convocado pela Conferência Episcopal italiana e pela Consulta Nacional italiana das Agregações Leigas e reuniu personalidades, políticos e diversos grupos católicos.
Os aplausos e os tantos “obrigados” ditos pelo Santo Padre permearam a atmosfera do tradicional encontro do “Regina Caeli”. O Papa afirmou a todos os presentes que “o pecado” é o “verdadeiro inimigo a ser temido e a ser combatido”, também pela Igreja, pois “às vezes contamina seus membros”.
“Aqui vemos presente toda a Itália. Obrigado pela presença e confiança”, disse o Papa, muitas vezes interrompido pelos aplausos dos manifestantes. “Caros amigos, hoje vocês mostram o grande afeto e a solidariedade da Igreja e do povo italiano no Papa e nos seus sacerdotes que diariamente cuidam de vocês, para que com renovação espiritual e moral possamos sempre melhor servir a Igreja e o povo de Deus, que se dirige a nós com confiança”, declarou.
A Igreja Católica celebrou ontem a Ascensão de Jesus e o Dia Mundial das Comunicações Sociais. Em Roma, na basílica vaticana de São João de Latrão, aconteceu também a Festa dos Povos, dedicada a todos os grupos étnicos e culturais imigrantes na cidade.
“O Senhor atrai o olhar dos Apóstolos ao Céu para indicar-lhes como percorrer o caminho do bem durante a vida terrena. Ele, todavia, permanece na trama da história humana, está próximo de cada um de nós e conduz o nosso caminho cristão: é companheiro dos perseguidos por causa da fé, está no coração dos marginalizados, está presente naqueles aos quais é negado o direito à vida.” comentou o pontífice.
Por ocasião do Dia Mundial das Comunicações Sociais, os sacerdotes foram convidados pelo Papa a utilizarem a mídia “com sabedoria” na pastoral e na evangelização.
O ato de apoio ao Papa teve início com uma oração guiada pelo presidente da CEI, o Cardeal Angelo Bagnasco. Estiveram presentes também personalidades do cenário público italiano, presidente do Senado, Renato Schifani, o vice-presidente da Câmara dos Deputados, Maurizio Lupi; e o prefeito de Roma, Gianni Alemanno. A solidariedade foi expressada ao pontífice e às vítimas dos abusos sexuais cometidos por padres católicos.
Deixe seu comentário