Bispos participantes da Assembleia Geral aprovam Carta aos Presbíteros
Carta dos Bispos aos Presbíteros foi aprovada com 230 votos dos 249 possíveis |
Brasília (Quarta-feira, 12-05-2010, Gaudium Press) Os participantes da 48º Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) aprovaram hoje a Carta dos Bispos aos Presbíteros. Segundo a CNBB, o texto foi aprovado com 230 votos de 249 possíveis.
No documento, os bispos elogiam os esforços realizados pelos sacerdotes em seu ofício diário. Na missiva, os prelados afirmam ainda que conhecem de perto os sacrifícios feitos pelos padres, e que estes, “às vezes, alcançam o heroísmo, na busca cotidiana de fidelidade à missão evangelizadora”.
Os participantes da Assembleia também fazem referência na carta aos escândalos de pedofilia em que se envolveram alguns membros da Igreja e dizem que por causa destes, a credibilidade dos sacerdotes, de uma maneira geral, foi atingida.
Apesar disso, os prelados reafirmam sua satisfação com os padres e dizem estar confiantes pela “multidão de presbíteros que, identificados com Cristo, compartilham as alegriais e as esperanças, as tristezas e as angústias as comunidades que lhes são confiadas”.
Declaração sobre o Momento Político Nacional
Os bispos participantes da 48º Assembleia Geral da CNBB também aprovaram hoje a Declaração sobre o Momento Político Nacional. O documento foi aprovado com 253 votos de 254 possíveis.
Conforme a CNBB, a declaração é composta por 11 parágrafos e recorda fatos maçantes do cenário eclesial e nacional como a Assembleia da CNBB, o jubileu de ouro (50 anos) da capital federal e da arquidiocese de Brasília, o Congresso Eucarístico Nacional e também destaca a realidade política do país, como sua política internacional, o PNDH-3 e a votação do Projeto Ficha Limpa.
Deixe seu comentário