No Palácio de Belém, Papa se reúne em particular com presidente português
Lisboa (Terça-feira, 11-05-2010, Gaudium Press) O Papa Bento XVI chegou ao Palácio de Belém, sede do governo português, por volta das 13:40 locais, para uma visita de cortesia ao presidente Aníbal Cavaco Silva. Ali, o pontífice se encontrou com os familiares do presidente, assinou o Livro de Ouro da Presidência da República e se reuniu em particular com o chefe de estado.
No Livro de Ouro, Bento XVI escreveu o seguinte: “No Centenário da República as minhas felicitações e a minha bênção a Portugal inteiro, país rico de humanidade e de cristianismo”.
Antes da reunião no Palácio de Belém, o Papa havia estado no Mosteiro dos Jerônimos, onde foi realizada a cerimônia de boas-vindas com a execução dos hinos de Portugal e da Santa Sé, salvas de canhão e honras militares. Os hinos foram interpretados por uma banda militar, enquanto uma fragata da Marinha Portuguesa disparava uma salva de 21 tiros.
No mosteiro, acompanhado pelo Patriarca, o pontífice se deteve em oração na antiga igreja de Santa Maria de Belém. Bento XVI foi recebido no local pelo presidente Cavaco Silva e esposa – mais tarde se reuniriam novamente no Palácio de Belém – iniciando-se depois a cerimônia oficial de boas-vindas com honras militares.
Bento XVI e Aníbal Cavaco Silva dirigiram-se para a tribuna, onde se encontravam várias personalidades, seguindo-se a parada militar das forças da Guarda de Honra.
Caminhando e acenando à multidão presente onde se incluíam cerca de mil crianças, o Papa saiu da tribuna até à porta do Mosteiro dos Jerônimos, onde se despediu do presidente da República, que seguiu para o Palácio de Belém.
Ainda na agenda deste primeiro dia de viagem do Papa a Portugal, está prevista uma celebração eucarística no Terreno do Paço.
Deixe seu comentário