Igreja gaúcha promove feira para comemorar cem anos da arquidiocese de Porto Alegre
Feira quer visibilizar a riqueza da ação misericordiosa da Igreja na arquidiocese de Porto Alegre |
Porto Alegre (Terça-feira, 11-05-2010, Gaudium Press) A área social da Igreja Católica do Rio Grande do Sul promoverá uma Expofeira entre os dias 02 e 06 de junho, nas dependências da Usina do Gasômetro, em Porto Alegre. A atividade, alusiva ao centenário da arquidiocese gaúcha, apresentará, através de iniciativas e projetos desenvolvidos nas comunidades, a riqueza e a diversidade que caracterizam a ação eclesial no segmento da promoção humana.
De acordo com o integrante da equipe organizadora do evento, diácono Carlos Prietto, o principal objetivo da exposição é visibilizar a riqueza da ação misericordiosa da Igreja na arquidiocese de Porto Alegre. “Queremos em primeiro lugar mostrar que não existe fé sem obras concretas, e em segundo lugar, precisamos ter uma visão do que está sendo feito isoladamente e formar uma grande rede de solidariedade. Todos juntos, somos mais fortes”, afirma.
Outro benefício mencionado pelo diácono é a promoção da unidade e da integração entre as diversas iniciativas e obras sociais, ampliando o sentimento de pertença e permitindo a troca de informações e de experiências. O programa vai oferecer ainda aos participantes a oportunidade de qualificar a ação, dando oportunidade a uma formação sobre a mística do serviço da caridade e sobre a dimensão das políticas públicas para o desenvolvimento social.
Segundo Prietto, os grupos paroquiais e entidades interessadas em participar da exposição devem observar alguns critérios estabelecidos pela comissão dos Cem Anos de Solidariedade: a entidade deve estar vinculada à ação social da Igreja; devem ser desenvolvidas ações concretas em paróquias, diaconias, comunidades ou instituições de caráter social; a ação deve ser orientada pela Doutrina Social da Igreja; e a entidade deve atuar em programas de promoção humana.
Deixe seu comentário