Gaudium news > CNBB homenageia bispos jubilandos com missa

CNBB homenageia bispos jubilandos com missa

48agmissajubliandos11.jpg
CNBB homenageou 51 bispos que celebram este ano 25 anos ou mais de ordenação episcopal ou presbiteral

Brasília (Terça-feira, 11-05-2010, Gaudium Press) Em homenagem a 51 bispos brasileiros, que celebram este ano jubileu (50 anos) de ordenação presbiteral ou episcopal, foi celebrada uma Santa Missa, hoje, no Santuário Dom Bosco, em Brasília, durante a 48º Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

A cerimônia foi presidida pelo bispo emérito de Floriano, Piauí, Dom Augusto Alves da Rocha, que completa 50 anos de ordenação sacerdotal, e concelebrada pelos bispos de Petrolina, Pernambuco, Dom Paulo Cardoso da Silva, que completa 25 anos de ordenação episcopal, e de Janaúba, Minas Gerais, Dom José Ronaldo Ribeiro, que completa 25 anos de ordenação presbiteral.

Em sua homilia, Dom Augusto destacou a vitória da graça de Deus na vida dos bispos jubilandos e afirmou que “continuamos a celebrar a Páscoa do Senhor, pois no mistério da nossa fé ela será eternamente a fonte inspiradora de nossas vidas”.

O prelado refletiu também sobre a leitura na qual encontramos Paulo e Silas, humanamente, derrotados na prisão, “mas os apóstolos não perderam o foco pascal e animaram o carcereiro a uma conversão”. E salientou que os bispos têm “um coração agradecido pelo chamado ao ministério episcopal e por terem contribuído, ainda que pouco, para o crescimento do Reino de Deus”.

“No Evangelho”, o bispo de Floriano observou, “São João focaliza a presença do Espírito Santo como determinante para a atuação dos apóstolos”. O prelado complementou dizendo que a Igreja, antes de tudo, é guiada pelo Espírito Santo, que será sempre o inspirador de tudo. “Só assim a Igreja mostrará sua divindade”, assevera.

Por fim, Dom Augusto afirmou, em sua homilia, que “somos apenas meros instrumentos nas mãos do Senhor e é aí que se encontra a nossa força. A certeza de que somos servos nos estimula a buscar refúgio e consolo no Senhor. Que nosso espírito de fraternidade e comunhão nos acompanhe e fortaleça e nos permita ajudar na santificação do povo brasileiro a nós confiado”.

 Foto: CNBB

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas