Gaudium news > Assembleia Geral dos Bispos aprova emendas de diretrizes de formação presbiteral

Assembleia Geral dos Bispos aprova emendas de diretrizes de formação presbiteral

Dom-Geraldo_lyrio_rocha.jpg
Segundo Dom Geraldo, as emendas no documento foram aprovadas com folga

Brasília (Terça-feira, 11-05-2010, Gaudium Press) A Assembleia Geral dos Bispos do Brasil aprovou nesta segunda-feira as emendas no documento “Diretrizes básicas da formação dos Presbíteros da Igreja no Brasil”. O texto, que já havia sido aprovado no encontro de 2009, voltou a ser discutido este ano porque a Congregação para a Educação Católica sugeriu algumas mudanças, que foram incorporadas pela Comissão Episcopal, responsável pela elaboração do documento.

De acordo com o presidente da Conferência Nacional de Bispos do Brasil (CNBB), arcebispo de Mariana, Minas Gerais, Dom Geraldo Lyrio Rocha, as emenda foram aprovadas com folga. Para que o documento com as mudanças passasse seriam necessário 2/3 dos votos, ou seja, um pouco mais de 220 bispos dos 330 presentes deveriam votar a favor. O novo texto acabou recebendo bem mais que isso: 305 votos.

Conforme o presidente da CNBB, o documento volta agora para a Congregação para a Educação Católica da Santa Sé, onde se espera, obtenha a aprovação final.

Além da votação para aprovação das emendas, a Assembleia discutiu nesta segunda-feira o tema central do evento deste ano: “Discípulos e Servidores da Palavra de Deus e a missão da Igreja no mundo”. Segundo Dom Geraldo, o debate sobre o tema já está quase concluído, no entanto, “os bispos decidiram não publicar o documento a este respeito antes da divulgação, pelo Papa Bento XVI, da exortação pós-sinodal, referente ao Sínodo da Palavra, realizado em Roma no ano de 2008”, disse.

O presidente da CNBB explicou que a Assembleia aprovará ainda uma mensagem sobre o tema e ele voltará a ser discutido no ano que vem em Aparecida, São Paulo.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas