Gaudium news > Papa diz a bispos belgas que a crise das vocações poderia ter sido evitada

Papa diz a bispos belgas que a crise das vocações poderia ter sido evitada

Ad Limina bispos belgas_08_05.jpg
Santo Padre pediu aos bispos da Béligca que investissem em uma profunda formação sacerdotal

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 10-05-2010, Gaudium Press) O Papa dirigiu palavras fortes aos bispos da Bélgica sobre a situação da fé em seu país, durante audiência particular neste sábado pela “ad Limina Apostolorum” dos prelados belgas a Roma.

Bento XVI afirmou que a Igreja Católica na Bélgica está “tocada pelo pecado”, em uma indireta referência à recente renúncia do bispo de Bruges, Roger Vangheluwe, acusado de ter abusado sexualmente de um jovem. Para reverter essa situação, o Santo Padre exortou os bispos a uma forte renovação espiritual dos fiéis e a uma própria e profunda formação dos sacerdotes.

Na Bélgica, segundo Bento XVI, nota-se há tempos uma forte crise das vocações sacerdotais. O Papa criticou os bispos do país afirmando que isso poderia ter sido evitado e sublinhou a necessidade da renovação da fé entre os católicos na liturgia e nos sacramentos, segundo a tradição da Igreja Católica.

Como exemplo da vida sacerdotal e missionária, o Santo Padre citou aos bispos o recentemente canonizado sacerdote belga Padre Damião de Veuster, do século XIX, considerado “apóstolo” dos portadores de hanseníase.

Depois do encontro com o Papa, os bispos afirmaram em suas considerações terem notado um profundo interesse por parte de Bento XVI sobre a situação do clero na Bélgica, especialmente após a renúncia do bispo de Bruges.

Os bispos belgas estiveram em Roma para sua visita “Ad Limina Apostolorum” do dia 3 ao dia 9 de maio.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas