Arquidiocese do Rio de Janeiro celebra Tarde com Maria
Em sua homilia, Dom Orani discorreu sobre a importãncia de Nossa Senhora na vida da Igreja |
Rio de Janeiro (Segunda-feira, 10-05-2010, Gaudium Press) A arquidiocese do Rio de Janeiro realizou no último sábado, 08, a 24ª edição do movimento Tarde com Maria. O evento teve como palco a Catedral Metropolitana da cidade e contou com a participação de aproximadamente 6 mil fiéis, que louvaram e agradeceram a permanente proteção da Mãe de Deus e da Igreja. Entre os presentes estavam membros de associações religiosas marianas.
Conforme a arquidiocese local, a celebração começou às 15h com a oração do Terço de Nossa Senhora conduzida pelo idealizador do movimento, o leigo Berthaldo Soares. Neste momento, os presentes entoaram cânticos e rezaram pelas necessidades da Igreja, em particular pela unidade da família e pelo Papa, desejando que o pontífice possa continuar confirmando na fé o imenso rebanho de Cristo confiado a ele.
Por volta das 16h, chegou à Catedral a imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima. Ela foi transportada em carreata, via carro dos bombeiros, do Recreio dos Bandeirantes, onde está sendo construída uma versão brasileira da Capelinha das Aparições de Portugal. Na Igreja, a imagem foi acolhida pelo arcebispo Dom Orani João Tempesta.
O andor com a imagem de Nossa Senhora de Fátima foi conduzido até o altar da catedral por representantes das muitas casas regionais da colônia Portuguesa no Rio de Janeiro, que levaram a sua frente à bandeira da comunidade lusitana. Sete mulheres trajando roupas típicas de Portugal se estabeleceram como guardiãs da imagem da Virgem Maria.
Milhares de pessoas se reuniram para louvar e agradecer a permanente proteção da Mãe de Deus |
Homilia
Em sua homilia, Dom Orani discorreu sobre a relevância da figura de Nossa Senhora na história da salvação e na vida da Igreja. Lembrando o Dia das Mães, o prelado afirmou que Maria foi a mulher escolhida por Deus para ser a Mãe do Salvador e enfatizou que “a verdadeira devoção a ela consiste na revelação de que Jesus Cristo é o Senhor e, vivo e ressuscitado, está no meio de nós”.
O arcebispo do Rio de Janeiro também leu uma carta enviada pelo Papa Bento XVI na qual o pontífice saúda e envia uma benção a todo o povo de Deus do Rio de Janeiro e, em especial, aos participantes do evento Tarde de Maria de 2010.
Movimento Tarde com Maria
O Tarde com Maria surgiu em 1987 em frente à Paróquia Nossa Senhora de Copacabana, no Rio de Janeiro. Foi uma iniciativa do leigo Berthaldo Soares, que reuniu um grupo de amigos para a recitação do Terço, em agradecimento por uma graça alcançada. Em 1996, o movimento se tornou parte da programação oficial da arquidiocese do Rio de Janeiro e foi reconhecido como associação de fiéis.
Fotos: Arquidiocese do Rio
Deixe seu comentário