“A Eucaristia é um estímulo para uma sociedade mais justa”, diz o Papa sobre Congresso Eucarístico no Brasil
Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 10-05-2010, Gaudium Press) A reflexão do Santo Padre após a recitação da oração do Regina Caeli – prece mariana que no período pascal substitui o Ângelus – deste domingo voltou-se para a Virgem Maria, a quem a Igreja dedica o recém-iniciado mês de maio, à sua própria viagem apostólica a Portugal e ao início do Congresso Eucarístico Nacional do Brasil.
Com relação a este último, que tem início no próximo sábado em Brasília, Bento XVI dedicou uma saudação especial a todos os participantes e desejou o sucesso do evento. “Possais todos vós, pastores e povo fiel, redescobrir que o coração do Brasil é a Eucaristia”, declarou, em português.
“De fato, ao receber o Corpo do Senhor ressuscitado, experimentamos a comunhão com um Amor que não podemos guardar para nós mesmos: este exige ser comunicado aos demais para assim podermos construir uma sociedade mais justa” continuou o pontífice, referindo-se à Eucaristia no contexto do Congresso no Brasil. O Santo Padre voltou a pedir aos sacerdotes que seguissem o exemplo do Santo Cura d’Ars, padroeiro do Ano Sacerdotal.
Sobre a Virgem Maria, o Papa recordou que o mês de maio é dedicado à Mãe de Jesus por ser o tempo pascal do “Aleluia” e por representar, no Hemisfério Norte, o início da primavera, um período de cor e alegria, segundo o pontífice. A Virgem Maria è “a flor mais bela desabrochada pela criação”, a qual “deu ao mundo uma nova primavera”, o Filho de Deus. Ela é para os fiéis “o coração espiritual” da Igreja, afirmou Bento XVI.
O Santo Padre também pediu aos fiéis, antes de recitar o Regina Caeli, que rezassem pela sua viagem a Portugal, de amanhã até o dia 14 de maio, quando irá à Lisboa, Fátima e Porto.
“Meta principal da minha viagem será Fátima, por ocasião dos 10 anos de beatificação dos dois pastorzinhos Jacinta e Francisco. Pela primeira vez como Sucessor de Pedro irei àquele Santuário mariano, tão querido por João Paulo II. Convido todos a me acompanharem nesta peregrinação, participando ativamente com a oração: com um único coração e uma só alma, invoquemos a intercessão da Virgem Maria para a Igreja, em especial para os sacerdotes, e para a paz no mundo”.
Deixe seu comentário