Gaudium news > Missa em Assembleia Geral recorda bispos falecidos no último ano

Missa em Assembleia Geral recorda bispos falecidos no último ano

dojoaobosco-de-Oliveira.jpg
 Dom João Bosco foi quem presidiu a missa em memória aos prelados falecidos

Brasília (Sexta-feira, 07-05-2010, Gaudium Press) Os bispos brasileiros reunidos em assembleia em Brasília celebraram hoje, antes do início dos trabalhos, uma missa em memória aos prelados falecidos no último ano. A cerimônia foi presidida pelo arcebispo de Diamantina (MG), Dom João Bosco Oliver de Faria, e concelebrada pelo Bispo de Novo Hamburgo (RS), Dom Zeno Hastenteufel e pelo Bispo de Santos (SP) Dom Jacyr Francisco Braido.

Em sua homília, Dom João recordou os irmãos bispos falecidos e refletiu a passagem do Livro do Eclesiástico (30,4) “O pai morre e é como se não morresse, pois deixa depois de si um seu semelhante”.

O arcebispo de Diamantina disse que recordou essa passagem durante o sepultamento de Dom Paulo Lopes de Faria – arcebispo emérito de Diamantina que faleceu em julho do ano passado – e pediu aos sacerdotes que haviam sido ordenados por Dom Paulo que se levantassem. “Diante disto podemos ver que Dom Paulo faleceu, mas que quase não morreu porque deixou em cada um de vocês uma semente, uma extensão de seu trabalho”.

Dom João fez ainda uma reflexão sobre todos aqueles que deixaram um legado em sua diocese ou arquidiocese dizendo que “todos nós temos em nossa história de cristãos um bispo que faz parte da nossa vida, seja na Crisma ou em outra circunstância, assim como os sacerdotes ordenados por estes bispos, e todos continuamos a trazer a presença deles na história da Igreja”.

Dom João concluiu afirmando aos bispos que se “tivermos de derramar lágrimas pela Igreja, não podemos fugir delas, porque elas são a garantia da fecundidade do nosso ministério”.

Entre a Assembleia Geral do ano passado e esta faleceram nove bispos, todos lembrados durante a Santa Missa:

Dom Fernando Iório – Bispo emérito de Palmeira dos Índios (AL)
Dom José Eugênio Corrêa – Bispo emérito de Caratinga (MG)
Dom Arnaldo Ribeiro – Arcebispo emérito de Ribeirão Preto (SP)
Dom Onofre Cândido Rosa – Bispo emérito de Jardim (MS)
Dom Estevão Cardoso de Avelar – Bispo emérito de Uberlândia (MG)
Dom José Afonso Ribeiro – Bispo emérito da prelazia de Borba (AM)
Dom Paulo Lopes de Faria – Arcebispo emérito de Diamantina (MG)
Dom José Nicodemedes Grossi – Bispo emérito de Bom Jesus da Lapa (BA)
Dom Boaventura Kloppenburg – Bispo emérito de Novo Hamburgo (RS)

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas