Gaudium news > “Serviço fiel, leal e de honra ao Papa” foi o juramento de 30 novos recrutas da Guarda Suíça

“Serviço fiel, leal e de honra ao Papa” foi o juramento de 30 novos recrutas da Guarda Suíça

guarda-suiço-faz-juramento.jpg
Os novos recrutas da Guarda Suiça também juraram se dedicar ao serviço com todas as forças

Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 07-05-2010, Gaudium Press) Na noite desta quinta-feira, 30 novos recrutas e o novo major da Guarda Suíça, William Kloter juraram “servir fielmente, lealmente e honradamente o Sumo Pontífice” e dedicar a este serviço “com todas as forças, sacrificando, quando necessário, até mesmo a vida pela sua defesa”. O juramento da Guarda Suíça Pontifícia (GSP) acontece no dia 6 de maio em memória da heróica defesa do Papa Clemente XVII contra a tropa espanhola, na qual perderam a vida 147 guardas e se salvaram 42.

O tempo ruim não permitiu que a cerimônia fosse realizada no lugar escolhido, o Pátio de São Dâmaso, dentro do Vaticano, mas sim na Sala Paulo VI.

A cerimônia teve início com a solene entrada no centro da Sala Nervi dos recrutas, precedida por tambores e seguida pela bandeira da GSP trazida pelo Sargento major Daniel Koch. O primeiro a prestar juramento foi o novo major, William Kotler. O novo major substitui o major Peter Haskler, que serviu na Guarda por 42 anos e meio e que, graças ao seu dedicado serviço de segurança a João Paulo II, era chamado de “sombra do Papa”.

O juramento dos recrutas foi feito após os discursos do Comandante, Coronel Daniel Rudolf Anrig, e do Capelão da Guarda, Mons. Alain De Raemy, e a execução dos hinos nacionais vaticano e suíço.

Em “tempo de falta de confiança nas autoridades” o juramento emprega os valores da “fidelidade e obediência” contra o individualismo e o egoísmo. “Obedecer requer sempre sacrifício, obedecer quer dizer ser mártir sem morrer”, observou o comandante Anrig em seu discurso.

Os guardas juram a bandeira individualmente, repetindo na língua materna (alemão, italiano, francês ou romanche) a fórmula pronunciada antes pelo monsenhor Capelão. Os familiares e amigos presentes na cerimônia receberam os novos guardas com grande aplauso. Este ano juraram 17 recrutas nos cantões de língua alemã, 11 em francês, um em italiano e dois em ladino, dialeto suíço.

Os recrutas, junto a seus pais, serão recebidos hoje pelo Santo Padre Sala Clementina. Ainda hoje, à noite, está previsto o concerto da banda musical de Uzwil no Pátio de Honra do quartel da GSP.

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas