Dom Raymundo preside missa no 3º dia da Assembleia Geral
Em sua homilia, Dom Raymundo lembrou a 1ª vez que a Assembleia foi realizada em Brasília |
Brasília (Quinta-feira, 06-05-2010, Gaudium Press) O presidente do Conselho Episcopal Latino-americano (Celam) e arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno Assis, presidiu a missa de abertura pelo terceiro dia da 48ª Assembleia Geral da CNBB, hoje pela manhã.
A cerimônia foi concelebrada pelos membros da Comissão Latino Americana, Dom Guilherme Antônio Werlang, Bispo de Ipameri (GO) e Dom Frei Alcimar Caldas Magalhães, Bispo de Alto Solimões (AM).
Dom Raymundo Damasceno Assis colocou toda a Igreja da América Latina e do Caribe na intenção especial da missa e recordou em sua homilia os 50 anos de Brasília. Segundo ele “todos os bispos se congratulam com as comemorações da arquidiocese e de toda a cidade”. Dom Raymundo também lembrou a primeira vez que a Assembleia e o Congresso Eucarístico foram realizados na cidade em 1970 quando a capital federal completava 10 anos.
Meditando sobre a primeira leitura do Evangelho desta quinta-feira, de João, Dom Raymundo disse que “este foi um trecho muito apropriado para nós bispos, pois se refere aos discernimentos comunitários acerca dos grandes problemas que a Igreja encontrou desde os seus primórdios”. Ele afirmou ainda que “todos os desafios foram esclarecidos à luz do Espírito Santo, pelos apóstolos, anciãos e sucessores de todos os tempos”.
O tema central do Evangelho de hoje fala sobre “o amor de Jesus para com os seus discípulos e seu apelo para permanecermos no seu amor. Como meu Pai me amou, assim também eu vos amei. Permanecei no meu amor” (cf. Jo 15,9). Sobre esta Palavra, Dom Damasceno disse que o “amor de Jesus pelo Pai o levava a se alimentar de Sua vontade, assim nosso amor por Jesus é demonstrado, em prática, por fazermos Sua vontade”.
Logo após o encerramento da Santa Missa, os bispos se dirigiram ao Centro de Treinamentos da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC) para os trabalhos deste terceiro dia de encontro.
Na pauta de hoje os prelados discutem, entre outros temas, as Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) e o tema central da Assembleia: “Discípulos e servidores da Palavra de Deus e a missão da Igreja no mundo, diretrizes da formação presbiterial”. O dia termina com o jantar.
Está prevista ainda para o dia de hoje uma coletiva de imprensa com três bispos cujos nomes serão divulgados mais tarde. Esta coletiva será mediada pelo arcebispo do Rio de Janeiro e presidente da Comissão de Cultura e Comunicação da CNBB, Dom Orani João Tempesta.
foto: CNBB
Deixe seu comentário