Igreja do Rio Grande do Sul promove coleta em auxilio a Projeto Missionário na África
Porto Alegre (Quarta-feira, 05-05-2010, Gaudium Press) A Igreja do Rio Grande do Sul é convocada, no próximo dia de Pentecostes, a assumir o compromisso de ser discípula e missionária. Para isso, lança a Campanha de Pentecostes – Projeto Igrejas Solidárias RS – Moçambique/Amazônia, que consiste em uma coleta no dia 23 de maio, Dia de Pentecostes. Nos últimos anos, por decisão dos bispos do Regional, contempla-se com essa coleta o apoio a situações de maior necessidade das dioceses da região.
Crianças esperando alimento em Moçambique; projeto gaúcho atua no país. |
Desde 1994, a Regional Sul 3 da CNBB assumiu a missão de ajudar a Igreja de Moçambique, na África. Já são 17 anos vivendo essa solidariedade. Neste período, vários missionários/as brasileiros atenderam o clamor do povo de Moçambique. Atualmente, trabalham neste projeto uma equipe de cinco pessoas: dois padres e três leigos.
Os missionários desenvolvem vários trabalhos com o povo daquela região, com atendimento religioso das paróquias de Larde e Micane, em um total de mais de 140 comunidades; abertura de poços de água para as aldeias e comunidades; implantação de viveiros para mudas de árvores frutíferas e reflorestamento; preparação de remédios alternativos; formação de lideranças; alfabetização de adultos e reforço escolar para adolescentes e jovens estudantes, entre outros.
De acordo com o Padre Maurício da Silva Jardim, um dos sacerdotes em missão em Moçambique, mesmo com todo esse trabalho de evangelização, e o próprio trabalho social, ainda há muito por fazer. Ele acredita que essa responsabilidade é de todos, não somente dos enviados. Por isso a iniciativa da campanha, para convidar toda a sociedade a colaborar partilhando aquilo que tem, colocando a economia a serviço da vida.
“Essa missão é um projeto comum das dioceses gaúchas, em apoio á Igreja da África. Nós missionários temos a tarefa de realizar uma evangelização integral, preocupando-nos com a assistência religiosa, com a promoção social e o estímulo cultural do povo interiorano do sudeste da África. Mas eu suplico sempre que o Espírito Santo suscite no coração de todos a vontade de participar e colaborar com esse projeto”, diz.
Com esse propósito todas as dioceses do Rio Grande do Sul são convidadas a realizarem uma coleta no dia 23 de maio. O valor deverá ser remetido á diocese que o repassará integralmente a Regional Sul 3.
Deixe seu comentário