Tema central da Assembleia da CNBB começa a ser estudado
Brasília (Quarta-feira, 05-05-2010, Gaudium Press) Para iniciar o segundo dia da 48ª Assembléia Geral, os bispos se reuniram no Santuário Dom Bosco para a celebração eucarística que foi presidida pelo arcebispo emérito de Brasília, Cardeal Dom José Freire Falcão, e concelebrada por Dom Antônio de Souza, bispo emérito de Assis (SP) e Dom Jaime Mota de Farias, bispo emérito de Alagoinhas (BA). A celebração foi dedicada especialmente a todos os bispos e arcebispos eméritos.
Em sua homilia, Dom Falcão afirmou que é preciso “sempre proclamar e testemunhar a eficácia do amor para a construção de uma nova sociedade”. Ele ainda recordou vários santos como Madre Teresa de Calcutá, São Francisco e Dom Bosco, que “dedicaram suas vidas nos sinais da caridade e se doaram de modo generoso, sem reservas, porque se aproximaram cada vez mais de Deus e se tornaram o perfume de Deus no mundo”.
Dom José Freire Falcão encerrou a celebração eucarística que contou com a presença de 19 dos 150 bispos eméritos brasileiros agradecendo “primeiramente a Deus pela longa vida vivida, sempre bela, apesar dos momentos de dor e limitações e aos bispos atuantes por os acolherem em suas dioceses nos últimos anos de sua peregrinação nesta terra e por não os verem como obstáculos ao seu pastoreio”.
Dom José Freire Falcão presidiu missa de abertura do segundo dia da Assembleia |
Após a Santa Missa os bispos seguiram para o Centro de Treinamento da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC) para o segundo dia de trabalhos e estudos. Agora pela manhã os prelados estão reunidos em torno do tema central da Assembleia: Discípulos e servidores da Palavra de Deus e a missão da Igreja no Mundo. Todos receberam um texto referente ao tema que foi lido logo no início dos trabalhos. Logo em seguida haverá um debate e as observações serão apresentadas à comissão responsável cujo presidente é o Arcebispo de Porto Alegre (RS) Dom Dadeus Grings.
As reuniões são dividas em quatro blocos, sendo duas pela manhã e duas à tarde. Por volta das 11h, será apresentado aos bispos o tema sobre abusos sexuais na Igreja – cuja inclusão na pauta das discussões, segundo o porta-voz da Assembleia, Dom Orani João Tempesta, foi solicitada pelos próprios bispos.
Os trabalhos da tarde começam às 15h40, logo após as orações. Segundo a assessoria de imprensa da Assembleia, nesta sessão haverá comunicações sobre as atividades realizadas pelas comissões da CNBB e orientações sobre normas para dispensa do ministério sacerdotal. Também está programada uma discussão sobre os 50 anos do Concílio Vaticano II.
A última atividade deste segundo dia de Assembleia acontece logo após a oração das vésperas, quando os bispos serão divididos em 18 grupos para estudar o texto do tema central. Logo após o jantar, apenas o Conselho Episcopal Pastoral da CNBB vai se reunir para avaliar o dia e planejar as próximas atividades.
foto:CNBB
Deixe seu comentário