Temas sensíveis estão na pauta da Ad Limina de bispos da Bélgica
Cidade do Vaticano (Terça-feira, 04-05-2010, Gaudium Press) Os bispos belgas deram início ontem à sua quinquenal visita “Ad Limina Apostolorum” a Roma. Até o fim da visita, diversos temas deverão ser abordados pelos prelados nos encontros com a Cúria Romana e com o próprio Papa no Vaticano.
Entre os aspectos mais urgentes dessa Ad Limina deverão estar alguns difíceis e sensíveis para a Igreja belga, como a questão do abuso de menores por alguns expoentes do clero. Segundo Dom André-Mutien Joseph Leonard, arcebispo de Malines-Bruxelles e presidente do episcopado, é inevitável “tocar nessas questões dolorosas” com o Santo Padre após a renúncia do bispo de Bruges.
Mas o prelado destacou, em uma conversa com uma repórter francesa da Radio Vaticana, que outros temas atuais bastante importantes para o episcopado da Bélgica também serão abordados, como a crescente secularização do país e os assuntos relacionados à bioética – a questão, sobretudo no que diz respeito à eutanásia, está cada vez mais em voga no país.
A “Ad Limina Apostolorum” dos bispos da Bélgica termina no próximo sábado.
Deixe seu comentário