Sacerdotes poloneses realizam procissão por ano sacerdotal
Pintura de “Nossa Senhora Negra”, Virgem venerada no Santuário de Jasna Góra |
Czeztochowa (Terça-feira, 04-05-2010, Gaudium Press) Terminou neste sábdo, 01, em Czestochowa, na Polônia, a peregrinação dos sacerdotes poloneses ao Santuário de Jasna Góra, promovida em ocasião do Ano Sacerdotal.
O evento, que durou dois dias, teve participação do arcebispo de Cracóvia, Polônia, cardeal Dom Stanislaw Dziwisz, do arcebispo de Czestochowa, Dom Stanislaw Nowak, e do prefeito da Congregação para o Clero, cardeal Dom Cláudio Hummes, que presidiu a santa Missa de encerramento.
Conforme a Rádio Vaticana, em sua homilia, Dom Cláudio exortou os cerca de 5 mil sacerdotes e seminaristas presentes no local a levarem o Evangelho aos diversos ambientes da vida social e cultural: “É preciso ir às famílias, aos lugares de trabalho, escolas, universidades, e procurar aqueles que não têm fé”, declarou.
O cardeal destacou também que ao realizar sua missão com entusiasmo, fé e coragem, o sacerdote encontra o verdadeiro significado da identidade ministerial.
Voto dos sacerdotes
O encerramento da peregrinação à Jasna Góra foi marcado também pela entrega à “Nossa Senhora Negra”, Virgem que é venerada no santuário local, dos “Votos dos sacerdotes”: um livro com cerca de 3 mil nomes de padres e seminaristas poloneses assassinados durante a Segunda Guerra Mundial, no período comunista e nos territórios de missão.
Junto ao livro, os sacerdotes doaram à Virgem Maria uma urna contendo a terra na qual os jovens foram perseguidos e mortos.
Deixe seu comentário