Bispos realizam primeira plenária da 48ª Assembleia Geral
Brasília (Terça-feira, 04-05-2010, Gaudium Press) Na primeira sessão plenária da 48ª Assembléia Geral dos Bispos da CNBB – que acontece no Centro de Treinamento da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Comércio (CNTC) em Brasília – os prelados foram apresentados às comissões de trabalho, aos aspectos práticos do encontro e às atividades da presidência da entidade realizadas desde a última Assembleia, que ocorreu em Itaici, interior de São Paulo.
A mesa oficial dos trabalhos era composta pelo presidente da CNBB, Dom Geraldo Lyrio Rocha, pelo vice-presidente, Dom Luiz Soares Vieira, pelo secretário geral, Dom Dimas Lara Barbosa, pelo núncio apostólico, Dom Lorenzo Baldisseri, e pelo arcebispo de Brasília, Dom João Braz de Aviz.
Em suas palavras iniciais, Dom Geraldo declarou: “Espero que possamos viver na alegria, fraternidade e comunhão neste Kairós”. Ele afirmou ainda que “cada Assembleia Geral da CNBB tem sido momentos especiais de graça”.
Dom Lorenzo Baldisseri afirmou em seu discurso aos bispos que “esta Assembleia não é apenas importante para o Brasil, mas para todo o mundo”. Para ele, o encontro é um dos “mais importantes da Igreja Católica Apostólica Romana”.
Já o arcebispo de Brasília falou rapidamente sobre o 16º Congresso Eucarístico Nacional, que começa no próximo dia 13 e cujo tema é: “Eucaristia, pão da unidade dos discípulos missionários”. Segundo Dom João, a expectativa é de receber um público estimado em 300 mil pessoas “que estarão em Brasília em busca de aprofundar sua espiritualidade e doutrina”.
Dom João disse ainda que as principais missas serão realizadas na Esplanada dos Ministérios em um altar montado especialmente para o evento.
Carta do presidente Lula
Antes do início das atividades, o arcebispo de Manaus e vice-presidente da CNBB, Dom Luiz Soares Vieira, leu uma carta enviada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a Dom Geraldo Lyrio Rocha, presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.
Na mensagem, o presidente expressa sua fraterna saudação a todos os participantes da Assembleia Geral e fala sobre o seu convívio com a Igreja Católica, em especial com a presidência da CNBB. “Tive a honra de visitar a Assembleia Geral da CNBB que aconteceu em Itaici em 2003 e agora minha primeira palavra é de agradecimento pelo diálogo e pela convivência franca e fraterna que tivemos ao longo destes últimos oito anos”.
O presidente Lula disse ainda que o apoio da Igreja foi fundamental para a implementação de políticas sociais e que tem “consciência de quanto são importantes os convênios com entidades religiosas para que estas políticas aconteçam em todo o país”.
Ao final da carta o presidente Lula diz que “agradece muito a Deus por tudo o que aconteceu” e afirma que ainda neste ano, pretende visitar o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida.
Deixe seu comentário