Gaudium news > Exposição de fotos mostra construção da Catedral de Maringá (PR)

Exposição de fotos mostra construção da Catedral de Maringá (PR)

Catedral de Maring _1972.jpg
Exposição detalha processo de ereção do 10º mais alto monumento do mundo

Maringá (Terça-feira, 04-05-2010, Gaudium Press) A Universidade Estadual de Maringá (PR) está promovendo até o dia 31 de maio a exposição fotográfica “A Catedral de Maringá ou a Maringá de sua catedral? Cimento e pedra, memória e registro.” As fotos revelam detalhes e marcas históricas de momentos especiais da construção da catedral paranaense de Maringá, desde seu início em 1958.

Segundo a assessoria de comunicação da arquidiocese de Maringá, a catedral ocupa um lugar central na cidade, sua cruz é o cume e poucos ousam desconsiderar a relevância do monumento na paisagem urbana. É possível enxergá-la de qualquer ponto da cidade como única, singular, moderna e bela. Seria a catedral de Maringá ou a Maringá de sua Catedral? Daí surgiu a inspiração para o título da exposição, explicam os organizadores.

Mais do que uma exposição de fotos, por detrás dos registros do fotógrafo Kenji Ueta está à expressão de muitos homens e mulheres que viram o cenário urbano transformar-se e ceder espaço para o 10º monumento mais alto do mundo e o 2º na América do Sul. O profissional foi perspicaz nos registros das etapas desta construção. Não destaca homens trabalhando; prefere, na maioria das fotos, mostrar o prédio que parece ir “brotando do solo maringaense”.

As fotos desse processo de construção levam os visitantes a refletir sobre o impacto majestoso da obra sobre o espaço urbano. Da antiga catedral de madeira restaram apenas fotos e lembranças. Ao seu lado foi surgindo uma imponente e singular estrutura de pedra e cimento que revelou para Maringá um novo templo, que demonstra a fé do povo da região. Destaque para as fotos da conclusão de toda a estrutura de concreto e a colocação da cruz externa, em 1972.

A exposição está sendo realizada no Museu da Bacia do Paraná até o dia 31 de maio. O horário de visitação é das 8h às 11h e das 13h ás 17h, de segunda a sexta-feira. Mais informações pelo telefone (44) 3011 4294

Catedral Basílica Nossa Senhora da Glória

Monumento símbolo da cidade foi construído no período de julho de 1959 a maio de 1972. Sua arquitetura é moderna e arrojada. A pedra fundamental, um pedaço de mármore, retirado das escavações da Basílica de São Pedro e Bento pelo Papa Pio XII, foi lançada em 15 de agosto de 1958. A catedral foi inspirada nos “spoutiniks”. De forma cônica, possui um diâmetro externo de 50 m e uma nave circular, com diâmetro interno de 38 m. Apresenta 114 m de altura, mais 10 m de cruz no topo, com um total de 124 m.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas