Aberta oficialmente a 48ª Assembleia Geral dos Bispos da CNBB
Brasília (Terça-feira, 04-05-2010, Gaudium Press) Foi aberta oficialmente com uma missa, nesta terça-feira, em Brasília, a 48ª Assembleia Geral dos Bispos da CNBB. Mais de 300 bispos, de todo o Brasil, devem participar das discussões plenárias, que este ano acontecem na cidade por ocasião dos 50 anos da arquidiocese da Capital Federal e de Brasília e também pelo Congresso Eucarístico Nacional, que tem início no próximo dia 13.
A celebração eucarística de hoje foi realizada no Santuário Dom Bosco e contou com a participação de todos os prelados. Esta edição do Congresso acontece em Brasília. A missa foi presidida pelo núncio apostólico no Brasil, Dom Lorenzo Baldisseri, e concelebrada pelos arcebispos de Mariana (MG) e presidente da CNBB, Dom Geraldo Lyrio Rocha, e de Brasília, Dom João Braz de Aviz.
No começo da cerimônia, o presidente da CNBB agradeceu a presença do núncio apostólico na celebração. Em seguida, por meio de Dom Lorenzo, agradeceu de modo especial o Papa Bento XVI. “Nossos agradecimentos especiais ao Santo Padre, que no decorrer deste último ano entregou ao nosso país um grande número de novos Bispos”.
Durante a celebração da eucaristia um dos momentos mais marcantes foi a homília de Dom Lorenzo, que ressaltou a comunhão de toda Igreja com o Papa Bento XVI neste momento em que a instituição e o pontífice estão sendo “bombardeados” por tão graves acusações. “A Igreja está vivendo momentos de grande tristeza e amargura, exposta pela mídia por causa das fraquezas de alguns de seus membros, passíveis de juízo diante de Deus e dos tribunais humanos e por isso é tempo de vivermos em oração e penitência”. Dom Lorenzo disse que em breve “esta onda vai passar e a Igreja vai permanecer intacta graças a Jesus Cristo, sua cabeça”.
Ainda durante sua homilia, o núncio falou sobre a paz, tão desejada pelo Papa Bento XVI através do ensinamento deixado por Jesus Cristo. Segundo Dom Lorenzo “a paz que Deus nos dá é a mesma que Ele deu aos seus discípulos”.
Para finalizar,o representante da Santa Sé no Brasil recordou a passagem bíblica que narra o encontro de Jesus com os discípulos de Emaús e disse que a Eucaristia é o nosso alimento que nos dá força para enfrentar tudo.
Ao final da Santa Missa, o Núncio Apostólico fez uma saudação aos novos Bispos e disse que eles devem se sentir acolhidos no início de seu pastoreio e pediu que “Jesus o Bom Pastor seja a referência e exemplo no seu ministério”.
Logo após a cerimônia, os prelados seguiram para o Centro de Treinamento da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Comércio (CNTC), onde participaram de um café da manhã e do início dos trabalhos das sessões plenárias.
Na primeira reunião, foram apresentadas as comissões de trabalho pelo secretário-geral da CNBB, Dom Dimas Lara Barbosa, logo após a instalação oficial da Assembleia. Estavam presentes ainda Dom Lorenzo e Dom Geraldo Lyrio Rocha.
O tema central da assembleia deste ano é: “Discípulos e Servidores da Palavra de Deus e a Missão da Igreja no Mundo”. Além de discutirem sobre o tema central, os bispos terão outros temas de trabalho, como as Comunidades Eclesiais de Base e as Diretrizes Gerais da Igreja do Brasil, além da Missão Continental.
Está prevista para hoje, ainda, uma coletiva de imprensa na qual três bispos designados pelo presidente da assembleia falarão sobre as expectativas deste encontro. Entre eles estará o arcebispo do Rio de Janeiro e presidente da Comissão para a Educação, Cultura e Comunicação Social da CNBB, Dom Orani João Tempesta.
Deixe seu comentário