Gaudium news > Dom Lorenzo Baldisseri preside missa de encerramento da primeira reunião do Consep neste ano

Dom Lorenzo Baldisseri preside missa de encerramento da primeira reunião do Consep neste ano

Brasília (Quinta, 11-02-2009, Gaudium Press) A convite da Presidência da CNBB, o núncio apostólico no Brasil, dom Lorenzo Baldisseri, presidiu a missa, no final da tarde desta de encerramento do primeiro dia de reunião do Conselho Episcopal de Pastoral (Consep), no final da tarde de ontem (11), em Brasília (DF). O vice-presidente da CNBB, dom Luiz Soares Vieira, lembrou que o convite ao núncio se deve, especialmente, à comemoração dos 80 anos de assinatura do Tratado de Latrão (também chamado de Pacto Lateranense), que cria o Estado da Cidade do Vaticano. A reunião teve como tema principal a discussão da questão do Pré-sal.

A missa de encerramento do primeiro dia da reunião do Conselho Episcopal de Pastoral (Consep), no final da tarde de ontem (11), foi presidida pelo Núncio Apostólico no Brasil, dom Lorenzo Baldisseri, a pedido da presidência da CNBB. Segundo dom Luiz Soares Vieira, o convite feito ao núncio se deve principalmente à comemoração dos 80 anos da assinatura do Tratado de Latrão (também conhecido como pacto Lateranense), que criou o Estado da Cidade do Vaticano.

“Os Pactos Lateranenses dizem respeito a três pontos: criação da cidade do Vaticano; regulamentação da relação da Igreja com o Estado da Itália; definição da questão financeira entre a Santa Sé e a Itália”, disse dom Baldisseri, lembrando da suma importância do evento histórico. De acordo com o prelado, o pacto assinado entre Itália e Santa Sé em 1929 assegurou “ao Sumo Pontífice e à Santa Sé a independência e a liberdade para o desenvolvimento de sua missão universal”.

Dom Baldisseri lembrou, ainda, a festa de Nossa Senhora de Lourdes e o Dia Mundial dos Enfermos, datas celebradas ontem

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas