Gaudium news > Ao encontrar-se com jovens em Turim, Bento XVI pede adesão a uma vida menos egoísta

Ao encontrar-se com jovens em Turim, Bento XVI pede adesão a uma vida menos egoísta

giorgio-frassati1.jpg
Para Papa Bento XVI, o jovem beato Piergiorgio é exemplo de vida consumida com serenidade e alegria

Turim (Segunda-feira, 03-05-2010, Gaudium Press) Paralelamente à veneração do Santo Sudário, o Papa aproveitou sua viagem à Turim para se encontrar com jovens locais e levá-los uma mensagem de esperança, especialmente diante do alto desemprego que assola a cidade. O encontro foi realizado na Praça São Carlos, mais famosa do centro histórico turinense.

“Tenham coragem de fazer escolhas definitivas e vivam-nas com fidelidade”, disse o Papa aos jovens. Bento XVI expressou sua proximidade em particular àqueles que “vivem situações de sofrimento, de dificuldade e de desorientamento”. Há muito tempo, Turim vem sofrendo com elevadas taxas de desocupação, cujo percentual em março de 2010 chegou a aproximadamente 8,8%.

“O coração de um jovem é por natureza sensível ao amor verdadeiro”. Mas, no contexto cultural moderno “não favorece as relações humanas profundas e desinteressadas, mas, ao contrário, induz frequentemente, ao fechamento em si mesmo, ao individualismo, a deixar prevalecer o egoísmo que existe no homem”, declarou, para em seguida convidar os jovens a aprofundar a amizade com Deus através da oração, da leitura da Bíblia e da confissão.

Segundo o Papa, Piergiorgio Frassati, um beato de Turim falecido jovem, dá exemplo de vida “consumida, com serenidade e alegria, no serviço apaixonado a Cristo e aos irmãos”. Ele via a vida como “Viver” e não “ter uma vidinha”, observou o pontífice. O beato era filho de uma família rica e burguesa, sensível aos pobres, empenhado na vida eclesial e política. Morreu jovem, com 24 anos, pouco antes de obter diploma de engenheiro. Foi sepultado na Capela de Turim próximo à Capela do Santo Sudário.

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas