Gaudium news > Legionários de Cristo acatarão decisão do Papa

Legionários de Cristo acatarão decisão do Papa

legionários.jpg
Papa assegurou aos Legionários que eles não serão deixados por conta própria

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 03-05-2010, Gaudium Press) A Congregação dos Legionários de Cristo anunciou ontem, que acatará com fé e obediência a decisão do Papa Bento XVI de nomear um delegado encarregado de comandar e reformar a ordem. A Congregação estava há oito meses sob investigação eclesial devido a denúncias de abusos sexual envolvendo seu fundador, o Padre Marcial Maciel Degollado, falecido em 2008.

As sanções impostas pela Santa Sé foram publicadas neste sábado, 01, em comunicado, após duas reuniões com os cinco bispos encarregados pela investigação do caso. Estes entrevistaram mais de mil integrantes dos Legionários e recolheram centenas de testemunhos escritos durante visitas apostólicas agendadas pelo pontífice.

No comunicado, o Santo Padre afirma que evidências confirmam que “o comportamento objetivamente imoral do Padre Marcial resultou muitas vezes em verdadeiros crimes, manifestando uma vida sem escrúpulos e genuíno sentimento religioso”.

O pontífice declara também que, no entanto, os inspetores constataram que a grande maioria dos integrantes dos Legionários não sabia das atitudes de seu fundador, sobretudo por causa do sistema de relações construídos por Padre Maciel, “para construir álibis, obter a confiança e o silêncio”.

Segundo o Santo Padre, os bispos responsáveis pela investigação declararam que em suas visitas apostólicas às casas da congregação viram um grande número de religiosos exemplares, honestos e talentosos, muitos dos quais buscam Cristo com zelo autêntico, oferecendo suas vidas para a difusão do Reino de Deus.

Também por isso, o Papa assegurou aos Legionários e aos membros do movimento Regnum Christi que eles “não serão deixados por conta própria” e que a Igreja está firmemente decidida “em acompanhá-los e os ajudar neste caminho rumo a purificação”. Purificação esta, segundo o Papa, que deve passar pelo “diálogo sincero com todos aqueles que, dentro ou fora da Legião, foram vítimas de abuso sexual e do sistema de poder arquitetado pelo seu fundador”.

Entre os resultados obtidos nas visitas apostólicas, Bento XVI deixa clara a necessidade de, entre outras coisas: redefinir o carisma da Congregação dos Legionários De Cristo; rever o exercício de autoridade, que precisa se juntar a verdade e desenvolver-se na luz do Evangelho; e preservar através da formação apropriada da fé de seus jovens membros, o seu zelo missionários e dinamismo apostólico.

O comunicado foi publicado pela Santa Sé e replicado também no site da Congregação.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas