“Sala de Imprensa é porta aberta entre Vaticano e o mundo”, diz padre Lombardi em seminário
Padre Lombardi defendeu maior transparência da comunicação da Igreja, em seminário. |
Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 28-04-2010, Gaudium Press) O porta-voz da Santa Sé, Padre Federico Lombardi, participou hoje das conclusões do 7º Seminário Profissional da Faculdade de Comunicação Institucional da Pontifícia Universidade da Santa Cruz de Roma. O religioso falou dentro do ciclo de debates intitulado “Identidade e Diálogo” cujo objetivo foi discutir, entre outras coisas, a abordagem da Igreja pela mídia.
Conforme a Rádio Vaticana, em sua exposição, Pe. Lombardi apresentou um amplo panorama sobre as fundações e os objetivos da Sala de Imprensa da Santa Sé. O porta-voz vaticano definiu a Sala de Imprensa como uma porta aberta entre o Vaticano e o mundo das comunicações sociais.
Segundo Padre Lombardi, a comunicação do órgão de imprensa vaticano se faz em dois sentidos: por meio de textos, informações e documentos da Santa Sé que são enviados ao mundo das comunicações. Contudo, explica o porta-voz vaticano, “recebemos também perguntas, buscamos entender problemas e interrogações para propor aos nossos superiores na Santa Sé questões a serem enfrentadas, respostas a serem dadas”.
O religioso destacou ainda a necessidade de a comunicação da igreja ser mais transparente. Para o porta-voz, o Vaticano deve sempre fornecer mais informações que sabe e pode fornecer, “de modo tal que se reduza a impressão que muitos possuem de que nós temos uma cultura de segredos”, diz.
Padre Lombardi discorreu também sobre os escândalos de pedofilia envolvendo alguns membros do clero. “Creio que este seja um tema que não se deve absolutamente eliminar ou esquecer. Aliás, creio que seja nossa tarefa conseguir fazer que se desenvolva a comunicação na Igreja e na sociedade em nosso meio em uma direção mais positiva”, pontuou.
Deixe seu comentário