Papa nomeia integrantes para o Sínodo do Oriente Médio
Cardeal Leonardo Sandri foi um dos presidentes delegados nomeados pelo Papa |
Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 26-04-2010, Gaudium Press) O Papa Bento XVI nomeou neste sábado presidentes delegados e um relator e secretário gerais para a Assembleia Especial para o Oriente Médio do Sínodo dos Bispos, que acontece entre os dias 10 e 24 de outubro, informou a Sala de Imprensa da Santa Sé.
Dentro de um mês o Papa irá a Chipre para a publicação do “Instrumentum laboris”, documento preparativo para o Sínodo que ilustra o tema e os pontos de referência da assembleia. O Santo Padre quer, com a sua visita, ressaltar a importância do evento para a região, marcada por guerras e conflitos entre muçulmanos e cristãos que ali vivem como minoria.
Os presidentes delegados “ad honorem” que foram nomeados são: do Líbano, Cardeal Nasrallah Pierre Sfeir, patriarca de Antioquia dos Maronitas no Líbano; e Ignace Youssif III Younan, patriarca de Antioquia dos Sírios; do Iraque, Cardeal Emmanuel III Delly, patriarca de Babilônia dos Caldeus; e do Vaticano, Cardeal Leonardo Sandri, prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais.
O patriarca de Alexandria dos Coptas no Egito, Antonios Naguib, foi nomeado relator geral, enquanto mons. Joseph Soueif, arcebispo dos Maronitas no Chipre, foi designado secretário-geral.
A Assembleia Especial para o Oriente Médio do Sínodo dos Bispos acontece sob o tema “A Igreja Católica no Oriente Médio: comunhão e testemunho”.
Deixe seu comentário