Papa aceita renúncia de bispo de Bruges, na Bélgica
Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 23-04-2010, Gaudium Press) O Papa Bento XVI aceitou hoje o pedido de renúncia apresentado pelo bispo Roger Vangheluwe, da diocese de Bruges, na Bélgica.
O religioso confessou ter abusado de um jovem por anos no passado e pediu perdão à vítima e a sua família. “Quando era um mero padre, e por algum tempo depois de ser ordenado bispo, abusei sexualmente de um jovem”, declarou recentemente D. Roger Vangheluwe, nomeado bispo em 1985, ano em que assumiu a diocese de Bruges.
O prelado afirmou que a vítima “continua marcada” e apresenta suas desculpas ao jovem, à sua família, “a toda a comunidade católica e à sociedade em geral”.
Em uma coletiva de imprensa, o arcebispo de Bruxelas, André-Mutien Leonard, admitiu que esta é “uma situação particularmente grave” e defendeu que a demissão do bispo era “indispensável”. Ainda segundo ele, a Igreja belga quer “transparência” na matéria, virando a página sobre um tempo em que “se preferia a solução do silêncio ou do ocultação”.
Deixe seu comentário