Advogado do Vaticano classifica de “completamente sem mérito” processo contra o Papa
Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 23-04-2010, Gaudium Press) “O caso contra a Santa Sé e seus oficiais é completamente sem mérito, uma ferramenta de relações públicas”, afirma declaração do advogado do Vaticano, Jeffrey S. Lena, em resposta ao litígio que está sendo movido contra o Santo Padre e os ex e atual secretários de Estado, cardeais Angelo Sodano e Tarcisio Bertone, por advogados americanos. A ação foi movida no caso dos abusos cometidos pelo Padre Lawrence Murphy, de Milwaukee. O texto foi emitido também com um comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé.
A “Santa Sé e seus oficiais não sabiam nada dos crimes por décadas” e “tiveram nenhum papel em qualquer dano sofrido pelo requerente”, categorizou o advogado Lena em sua declaração. O “trágico evento” está sendo usado, na verdade, como um “ataque mais amplo”, que tenta “‘redesenhar’ a Igreja Católica como uma empresa de negócios global”.
Padre Murphy foi acusado de ter abusado de 200 crianças surdas em Milwaukee, nos Estados Unidos. O Santo Padre, apesar de seu amplo interesse e de ter tomado concretas decisões no que diz respeito aos casos de abuso sexual, inclusive com encontros com vítimas durante visitas ao exterior (EUA e Austrália em 2008; Malta em 2010), Carta e Visitação apostólica na Irlanda, entre outras medidas, está sob forte ataque midiático, sendo acusado de leniência na prevenção, punição e solução do problema.
Deixe seu comentário