Gaudium news > Pontifícia Universidade Gregoriana promove curso para jovens diplomatas latinoamericanos

Pontifícia Universidade Gregoriana promove curso para jovens diplomatas latinoamericanos

Archbishop-Silvano-Tomasi.jpg
Monsenhor Silvano Tomasi será um dos represententes do Vaticano no curso

Roma (Quinta-feira, 22-04-2010, Gaudium Press) “A Igreja Católica: princípios guias, estruturas organizativas e ação diplomática” é o nome do curso dirigido a jovens diplomatas da América Latina que a Pontifícia Universidade Gregoriana, junto ao Instituto Internacional Jacques Maritain de Roma, promove no mês de maio.

O curso, que versa sobre a natureza das atividades diplomáticas da Santa Sé, acontece dos dias 10 a 16 em Roma e depois, por ocasião da ostentação do Santo Sudário, será transferido a Turim, onde prossegue até o dia 22 de maio.

 Estarão presentes jovens diplomatas de 23 países latino-americanos, interessados em conhecer a fundo o aspecto religioso, diplomático, social e humanitário, o status jurídico internacional e o funcionamento dos diversos órgãos da Sé Apostólica e das Nunciaturas Apostólicas nos diversos países. Será também abordado o tema do papel da América Latina e das Igrejas locais na crise contemporânea, e também as relações diplomáticas e os intercâmbios culturais entre Itália e a América Latina.

O Vaticano será representado no curso por pessoas com longa e profunda experiência diplomática, como o Cardeal Jean Luois Tauran, Mons. Silvano Tomasi, observador permanente da Santa Sé nas Nações Unidas em Genebra, além de especialistas diversos sobre o tema, de docentes universitários a embaixadores e jornalistas da Itália e do mundo.

Nas edições anteriores promovidas sempre pela mesma fundação da Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma – “La Gregoriana” – foram convidados diplomatas dos países do Mediterrâneo, do Oriente Médio, da África e da Ásia.

Fazem parte da organização do curso também o Ministério das Relações Exteriores da Itália; a Georgetown University de Washington D.C, dos Estados Unidos; a AUSJAL (Asociación de Universidades Confiadas a la Compa?ia de Jesùs), a Pontificia Universidad Javeriana de Bogotá e a Universidad Iberoamericana da Cidade do México.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas