Gaudium news > Para Papa, universidade católica tem “labor insubstituível” de formar com base no Magistério Eclesiástico

Para Papa, universidade católica tem “labor insubstituível” de formar com base no Magistério Eclesiástico

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 19-04-2010, Gaudium Press) A Universidade do Sagrado Coração (Università del Sacro Cuore), em Roma, teve comemorado ontem seu 86º dia nacional. Por meio do secretário de Estado do Vaticano, cardeal Tarcisio Bertone, o Papa enviou uma mensagem especial ao cardeal Dionigi Tettamanzi, presidente do Instituto G. Toniolo de Estudos Superiores e demais dirigentes.

Os jovens cristãos “conseguem dar contribuições decisivas a uma elaboração cultural capaz de delinear novos modelos de desenvolvimento”, escreveu Bento XVI. Para o Santo Padre, o Magistério da Igreja é “guardião fiel e intérprete seguro” que deve também ter voz nas questões econômicas e políticas mundiais.

O Papa vê como “um empenho insubstituível” para os sacerdotes e os leigos, mas também para as universidades católicas, guiar-se com base no magistério da Igreja. Um empenho que está “a serviço da pessoa na reconstrução de uma qualificada competência científica”. A inteligência é chamada à disponibilidade ao confronto e ao diálogo com “rica fecundidade do patrimônio da fé e com caridade na verdade”.

A Universidade Católica do Sagrado Coração é a maior universidade católica da Europa, com cinco sedes: em Milão, Piacenza e Cremona, Brescia, Campobasso e Roma. Foi fundada pelo Padre Agostino Gemelli, o mesmo que dá nome a uma das maiores policlínicas de Roma, onde frequentemente são tratados os pontífices.

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas