Gaudium news > Pastoral Familiar do Regional Sul 3 da CNBB realiza Assembleia Geral

Pastoral Familiar do Regional Sul 3 da CNBB realiza Assembleia Geral

logo-da-pastoral-familiar.jpg
Assembleia da Pastoral Familiar é anual e decide planos para o futuro

Porto Alegre (Segunda-feira, 19-04-2010, Gaudium Press) No último final de semana, os agentes da Pastoral Familiar do Regional Sul 3 da CNBB estiveram reunidos na Vila Betânia, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, para a sua Assembleia Regional. O evento, que deveria ter ocorrido em novembro de 2009, foi transferido para essa data devido à realização do Congresso Regional da Pastoral Familiar realizado em Erexim, Rio Grande do Sul.

A assembleia, que é realizada todos os anos, objetiva reunir os coordenadores regionais de todas as dioceses do Rio Grande do Sul para fazer uma análise da caminhada do ano que passou e planejar os próximos passos do trabalho pastoral. Neste ano, contudo, segundo a coordenadora regional da Pastoral Familiar, Inês Poletto, a assembleia teve um cunho diferente, pois além das avaliações e planejamentos foi realizada também uma formação. “Constatamos que tinham muitos casais novos na pastoral e achamos importante uma capacitação”, explica.

Segundo Poletto, a assembleia teve uma adesão muito grande com a participação ativa de todos os coordenadores e líderes regionais, além de contar com a presença do bispo referencial da Pastoral Familiar do Regional Sul 3, Dom Zeno Hastenteufel e do assessor eclesiástico, Pe. Leandro Chiarello.

Plano para 2010
Entre as atividades já previstas para este ano, Poletto destaca a Semana Nacional da Família, que será realizada de 7 a 14 de agosto, com o tema “Família, formadora de valores humanos e cristãos”.

Segundo a coordenadora, estão previstos para 2010, o curso pós-matrimonial; os encontros interdiocesanos de formação de agentes; a divulgação dos Estudos da CNBB sobre bioética; a análise do estudo da nova edição do guia de casos especiais; o aprofundamento do tema de adoção e acolhimento de crianças; e a divulgação dos subsídios disponíveis para os agentes da Pastoral Familiar.

Além disso, explica Poletto, haverá um momento para a mobilização e organização das caravanas que participarão da 2ª Peregrinação Nacional em favor da Família, que acontece no próximo dia 30 de maio, em Aparecida.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas