Cardeal Sodano representará o Papa no funeral do presidente polonês e de sua esposa
Cardeal Sodano também presidiu, ontem uma missa pelas vítimas no Vaticano |
Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 16-04-2010, Gaudium Press) O decano do Colégio Cardinalício, Cardeal Angelo Sodano foi nomeado pelo Santo Padre como seu representante no funeral do presidente da Polônia, Lech Kaczynski, e de sua esposa Maria, mortos tragicamente no acidente com o avião presidencial na região russa de Smolensk. Ontem, o cardeal celebrou a missa pelas vítimas da tragédia na Basílica Vaticana, na presença de numerosos embaixadores.
O funeral do casal presidencial Lech e Maria Kaczynski está previsto para o próximo domingo, 18 de abril às 14h (hora local) na histórica Catedral de Wawel em Cracóvia, que foi a igreja do cardeal Karol Wojtyla, futuro Papa João Paulo II. Já tiveram início os funerais das outras 94 vítimas já reconhecidas pelos familiares ou por testes de DNA.
Por uma iniciativa da embaixada da Polônia junto à Santa Sé, ontem às 17h, na Catedral da Basílica de São Pedro, o Cardeal Angelo Sodano presidiu uma missa em sufrágio das vítimas. Na homília, o decano do Colégio Cardinalício dirigiu palavras de conforto para o povo polonês neste “novo momento de provação em sua sofrida história nacional”. Referiu-se ao livro de João Paulo II “Cruzando o limiar da esperança”, no qual o Papa polonês recordou que Cristo é uma luz sobre as tragédias da história.
O cardeal foi pessoalmente convidado pela embaixadora Hanna Suchocka por sua longa colaboração com o João Paulo II como secretário de Estado.
Deixe seu comentário