Bispos italianos exortam união e oração pelo Papa no aniversário de sua eleição pontifícia
O Cardeal Ratzinger foi eleito na noite do segundo dia do conclave de 2005 |
Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 16-04-2010, Gaudium Press) Por ocasião do 5º aniversário da eleição de Bento XVI ao papado, na próxima segunda-feira, a Conferência Episcopal Italiana (CEI) convidou hoje, por meio de um comunicado oficial, “todas as comunidades eclesiais” do país “a reunir-se na data em oração ao Santo Padre, como “centro de unidade e sinal visível de comunhão”.
Na mensagem, os bispos italianos pediram ainda oração “nesta hora de provação” para as vítimas dos abusos e para todos aqueles que o cometeram.
A Eucaristia, a Liturgia da Palavra, vigília de oração, a adoração eucarística e a recitação do rosário são sugestões dos bispos como as “formas mais adequadas” para as comunidades locais “para dar graças a Deus pelo magistério iluminado e o cristalino testemunho do Papa”.
O 5º aniversário do pontificado de Bento XVI acontece na atmosfera dos escândalos dentro da Igreja e dos ataques contra o próprio Papa. O comunicado faz um apelo pela oração também a respeito desse cenário, aposta em “novas energias” que “reforçem a paixão educativa, apoiada pela dedicação e pelo generoso empenho de tantos sacerdotes” que “todos os dias trabalham nas situações mais difíceis”.
Eleição
O Cardeal Joseph Ratzinger, na época decano do Colégio Cardinalício e Prefeito da Congregação pela Doutrina da Fé, foi eleito Papa na noite do segundo dia do conclave de 2005, depois da morte do Papa João Paulo II. Ele escolheu o nome de Bento XVI e é o segundo alemão no papado depois de Adriano VI, de Ultrecht (1522-1523).
O lema do pontificado de Bento XVI é “Cooperatores Veritatis” (colaboradores da verdade). O brasão, o mesmo daquele episcopal e cardinalício, tem a forma de cálice contendo no seu interior, ocupando uma posição central, uma concha de ouro que entre outros simbolismos, está a representar os peregrinos, à esquerda, uma cabeça de mouro, símbolo da diocese de Frisinga e da universalidade da Igreja e à direita um urso que representa a lenda de São Corbiniano, primeiro bispo da cidade.
Hoje, Bento XVI celebra o seu 83º aniversário, mas na tradição cristã, cultivada também na Baviera, onde nasceu, a principal celebração é a do onomástico, a festa de um santo com seu nome.
Esta sexta-feira no Vaticano é um dia normal de trabalho, mas na segunda-feira, dia de sua eleição, será feriado.
Deixe seu comentário