Conferência Episcopal do Uruguai inicia Assembleia Plenária Anual
Bispos uruguaios irão refletir, entre outras coisas, sobre a conclusão do Ano Sacerdotal |
Montevidéu (Quinta-feira, 15-04-2010, Gaudium Press) Começou ontem, em Montevidéu, capital do Uruguai, a Assembleia Plenária Anual da Conferência Episcopal do Uruguai (CEU). O evento, que vai até o dia 21 de abril, tem como objetivo implementar a Missão Continental lançada em 2007 pela Conferência de Aparecida e refletir sobre o encerramento do Ano Sacerdotal, que no Uruguai se dará entre 12 e 13 de maio.
No que se refere a implementação da Missão Continental, a CEU afirmou, por meio de nota, que o assunto será discutido entre todos os secretários dos seus distintos setores, departamentos e comissões, com o intuito de colocar a Igreja uruguaia em “estado de missão permanente. A CEI informou também que já foi programado para o próximo mês, um encontro entre as equipes episcopais das 10 dioceses do Uruguai para a discussão do mesmo tema.
Com relação ao Ano Sacerdotal, a nota da CEU informa que o acontecimento culminante será a Missa no Santuário Eucarístico Nacional, localizado no bairro Cerrito de la Victoria, em Montevidéu. Evento que deve contar com a participação de praticamente todos os sacerdotes do Uruguai, tanto do clero diocesano como do cleros pertencentes a ordens ou congregações religiosas.
Outro destaque da Assembleia Plenária, segundo a Conferência, será a participação dos bispos na peregrinação nacional até o Santuário da Virgem de Verdun. No dia 19 de abril, os bispos farão um recesso em suas atividades, e caminharão até a Virgem. Depois, participarão de Missa, na qual o Santuário de Verdun será proclamado “Santuário Nacional”.
Bispos argentinos também se reúnem
No dia 19 de abril, começará, em Buenos Aires, a 99º Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Argentina (CEA). O evento discorrerá sobre diversos temas, tais como: Intercâmbio Pastoral; Missão Continental: Recepção de Aparecida; As Comunidades Eclesiais de Base; e o Bicentenário de Independência da Argentina.
Segundo informações da assessoria de imprensa da CEA, a Assembleia terá início com a celebração da Santa Missa na Catedral da Cidade de Buenos Aires, presidida pelo arcebispo de Buenos Aires e Primado da Argentina, cardeal Jorge Mario Bergoglio. A missa será concelebrada por todos os bispos do país, por ocasião do começo das comemorações religiosas relativas ao Bicentenário.
Deixe seu comentário